TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os quatro pilares da construção da sociedade

Por:   •  11/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  5.222 Visualizações

Página 1 de 2

PILARES FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE

Nos dias de hoje, vivemos um período onde as pessoas são reduzidas a fazer e consumir. O ser humano é medido pelo que produz ou pelo que consome. Enquanto produz, tem a possibilidade de ser aceito pela sociedade e isto acontece porque o neoliberalismo coloca toda a sociedade numa posição de: "Ou se adapta a este sistema ou será excluído." Se ele não produz, só terá lugar nesta sociedade se tiver posses para consumir.

O ser humano é capaz de construir algo novo, diante disto,  Jacques Delors (1999) apresentou quatro pilares para a construção de uma sociedade mais justa e humana, que ajudam as pessoas a adaptar-se aos novos tempos: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

O conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente, e aprende a conhecer significa aprender a perceber, olhar, entender, decidir sobre tudo o que acontece a sua volta e com base nisto, buscar o melhor caminho para que o homem se realize pessoalmente. Infelizmente, o sistema que temos hoje, o capitalismo moderno, coloca em risco as relações humanas. Mas existe uma verdade: "Todos podem ser mais do que já são", e diante disto, temos que aprender a olhar para nós mesmos e conhecer-nos, assim teremos espaço para desenvolver todo o nosso potencial.

Mas é importante pensar, que o homem não está sozinho neste mundo. Ao mesmo tempo que buscar se conhecer é importante, temos que lembrar que é no grupo que a pessoa entende a importância do conhecimento e o que fazer com ele. Assim, não basta apenas entender o que esta se passando ao seu redor, temos que aprender a fazer, isto significa ter habilidades e competência para realizar uma determinada tarefa.

O mercado requer qualificação, conhecimento técnico, e o homem deve buscar se aprimorar mais a cada dia para evoluir no processo de aprender a fazer algo, e não apenas transmitir práticas rotineiras.

Diante disto, o homem precisa aprender a conviver, pois o avanço industrial é grande e as industrias cada dia precisam mais de pessoas que consigam realizar trabalho em equipe. Este tipo de relacionamento não nasce com a pessoa, ele tem que ser adquirido no dia a dia de cada um e serve não somente para o ambiente de trabalho, mas para todos os tipos de relações que o homem desenvolve ao longo da vida. É importante ressaltar que antes de haver uma relação agradável com o outro, há necessidades de ter uma relação íntima consigo mesmo.

Para que tudo isto funcione, é preciso aceitar-se, ou seja, gostar de si mesmo. Isso compreende um entendimento de tudo o que envolve a pessoa e faz com que ela tenha consciência de si mesma. Isto é o que chamamos de aprender a ser.

Diante destes quatro pilares, o homem, que deve ser o centro de toda a preocupação, esta pronto para começar a ver novas possibilidades diante de uma proposta humanista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com