TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quatro Pilares Fundamentais para a construção da Sociedade na atualidade

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  2.001 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da atividade

Conforme estudamos na Unidade 1, Delors (1999) apresenta quatro pilares fundamentais para a construção da sociedade na atualidade: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser. Considerando as implicações humanas do neoliberalismo, escreva uma reflexão, de no mínimo uma e no máximo duas laudas, identificando a importância de cada um dos quatro pilares para a convivência em sociedade.

 Aprender a conhecer: todos sabem que o ser humano convive em sociedade; é praticamente impossível não necessitar da ajuda do próximo, seja para pequenas coisas ou grandes. Sendo assim, é imprescindível que ele aprenda a compreender que cada ser é único, com suas qualidades e defeitos. Sempre não importa onde esteja vai haver alguém que não aceite sua ideia, ou até mesmo que tenha outras melhores que a sua; portanto aprender e aceitar que os outros, suas ideias e projetos são tão importantes quantos os seus é dar um passo para um mundo cada vez melhor.

Porém, melhor que compreender o próximo é se autocompreender, compreender que temos erros, defeitos, preocupações, imperfeições, enfim imensos fatos que ocorrem no dia-a-dia, contudo possuímos a possibilidade de ter consciência de nós mesmos basta ter foco.

 Aprender a fazer: Não adianta querer um Universo melhor se não fizer nada para ajuda-lo a se tornar melhor. Precisa-se fazer a mudança mesmo que pareça pequena ao final verá que com mínimos gestos fez a diferença na vida de alguém.

 Aprender a conviver com os outros: Para que isto se realize precisamos primeiro nos autoconhecer, nos autocompreender, porque somente conhecendo a si mesmo é que conseguiremos conviver com o próximo.

 Aprender a ser: O principal dos Pilares com certeza é esse.

Somos seres capazes de mudar; portanto nos aceitar como somos, gostar de si mesmo é essencial. Aprender a ser Você, se olhar de maneira positiva é contribuir para descobrir àquele que está a nossa volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com