TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Feminino

Por:   •  9/11/2017  •  Resenha  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

                                                      Poder Feminino

    Atualmente, vivemos cercados pela tecnologia que avança cada dia mais no mundo. Com esse desenvolvimento, mais profissões vêm surgindo para preencher a demanda de trabalho. Porém, há um detalhe na história da humanidade que permanece quase sem ter mudado: a posição da mulher na sociedade. Houve evolução, reivindicação e revolução, e mesmo assim há áreas em que mulheres são tratadas com inferioridade.

     Houve tempos em que a divisão entre sexos era clara: lugar de mulher era em casa sendo submissa, suas funções eram a de reprodução e de cuidar da família. A sociedade moderna pode disfarçar isso, mas não significa que não exista: fantasiada de programas de televisão, em que mulheres são vulgarizadas; disfarçada de patrão com duplas intenções, que minimiza o trabalho feminino, na rua onde ”mexem” com elas através de cantadas; ou mesmo em casa, onde muitas sofrem abusos de esposos e pais.

   A mulher de hoje passa por um processo de mudanças de valores onde decide o que deseja representar e ser, de acordo com suas próprias necessidades. O seu papel foi se modificando à medida que a sociedade mudou sua estrutura e os homens provedores do lar foram cedendo espaço a mulheres que educam filhos, cuidam dos lares e ainda trabalham fora. Hoje essa realidade está em alto desenvolvimento: as mulheres tem se qualificado cada vez mais e somam ao papel de filha, esposa e mãe, o papel de profissional de sucesso.

  Elas ocupam postos nos tribunais, grandes empresas, indústrias,política, em organizações de tecnologia de ponta. Pilotam jatos, constroem casas, dirigem ônibus, comandam tropas. É importante lembrar que a entrada da mulher no mercado do trabalho vem sendo acompanhada, ao longo desses anos, por grau de discriminação. Pesquisas sobre o mercado de trabalho brasileiro mostram que o machismo na cultura brasileira também é presente neste ambiente.

   Apesar de mais bem qualificadas e com nível de escolaridade maior, as mulheres ainda recebem remuneração inferior à dos homens, o que aponta para a baixa valorização dessa mão de obra. As desculpas incrustadas de machismo sugerem que as mulheres têm em média mais anos de estudo e começam a trabalhar mais tarde.mas, interrompem a carreira com mais frequência, têm uma jornada um pouco menor que a dos homens e tendem a se concentrar em ocupações que remuneram menos, isso pode ser desmentido de acordo com o gráfico 2.

   A luta pelo fim da violência contra a mulher encontra esperança Lei Maria da Penha, mas mesmo assim ainda há alto número de feminicídios em nosso país, ao mesmo tempo em que há leis que garantem seus direitos e igualdade, existe um machismo cultural que coloca a mulher de forma inferior, exigindo mais dela no trabalho e a matando por se sentir dona do seu corpo. Movimento como o feminista tem ganhado cada vez mais adeptos e garantem conquistas e a mesma vontade de um mundo mais igual, sem superioridade de gênero.

   Pode-se concluir que, apesar da aparente liberdade da mulher na sociedade atual, ainda há muito espaço a ser conquistado. Mesmo que na lei sejamos todos iguais, tendo os mesmos direitos, não é isso o que acontece no dia a dia. Devem-se abandonar de vez os costumes machistas para que cheguemos à igualdade completa e para que seja percebida o quão guerreira uma mulher é.

[pic 1]

                              Gráfico 2  

[pic 2]

[pic 3]

                            Gráfico 4      [pic 4] 

                             TRABALHO DE SOCIOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (210.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com