TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Segundo Semestre

Por:   •  4/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 4
  1. O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL.......................................................................... 4
  2.  DEMOCRATIZAÇÃO....................................................................................... 5
  3.  CULTURA AFRO-BRASILEIRA...................................................................... 5
  4.  CULTURA INDÍGENA..................................................................................... 6
  1. CONCLUSÃO..................................................................................................10
  2. REFERÊNCIA................................................................................................ 11
  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho acadêmico tem o intuito de mostrar a importância do ensino da cultura afro-brasileira e indígenana construção de uma escola democrática, entenderemos o significado de democratização, como ele é um fator importante em nossa vida, pois promove a igualdade, e seus direitos, e como nossa luta é necessária para uma democracia justa.

Veremos sobre as leis n°10.639 de 2003 e n°11.645 de 2008 que estabeleceram a inclusão obrigatória do tema “História e Cultura afro-brasileira e indígena” nos currículos escolares assim valorizando a história de povos que por séculos sofreram com racismo, escravização, desigualdade, genocídios, etc.

Falarei sobre as cotas raciais/sociais que atualmente ainda são bastante discutidas, algumas pessoas formam manifestações contra o sistema, expressando que a justiça está sendo “injusta” por criar as cotas. O ensino da cultura afro-brasileira e indígena no ambiente escolar é muito importante para quebrar preconceitos, intolerância, adquirir conhecimentos e entender motivo dos nossos hábitos atuais, e também para abrir um olhar diferente para o próximo, aprendendo a respeitar suas diferenças.

Vamos aprender também como os povos lutaram e ainda lutam para manter suas culturas, tradições e terras, e ainda poderemos diminuir o bullying, os alunos tendem a perceber o quão importante esses povos foram para a construção da sociedade brasileira. Seguiremos com um texto explicativo botando em pauta a importância da cultura afro-brasileira e indígena e pela qual irei indagar os alunos sobre questões do tema, e sua opinião sobre isso.

  1. DESENVOLVIMENTO

O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL

2.1DEMOCRATIZAÇÃO

Antes de tudo, muitos se perguntam o que é uma democratização social? Democratização quer dizer: governo do povo, soberania popular, doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e na distribuição equitativa do poder.

Democratização social é a estratégia de criação de meio de distribuição, popularização e acesso a algo, na intenção de promover igualdade, atualmente, a democracia é o sistema vigente na grande maioria dos países do mundo ocidental, no Brasil, temos muitos direitos que são fundamentais como o direito à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, a moradia, ao lazer, à segurança, à previdência social, à proteção, a maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, além dos direitos individuais à propriedade privada e ao livre comércio, liberdade de expressão e livreassociação.(MOTA, P. H., 2001).

Mas apesar disso, nem todos esses direitos são garantidos de forma democrática, então até nos dias de hoje muitos cidadãos lutam para o alcance de uma democracia plena.

Muitas vezes presenciamos atitudes preconceituosas em nosso cotidiano, aprendemos os preconceitos com a convivência social, com a família, com os amigos, no trabalho e até mesmo nas escolas, para que a escola seja para todos, ela deve repensar as práticas pedagógicas, elaborar uma educação que dê conta da multiculturalidade brasileira.

Ainda atualmente ocorre bastante discussão sobre os preconceitos estruturais na sociedade brasileira e também nas escolas e pensando nisso, temos a lei n°10.639, de 2003 e 11.645 de 2008 que estabelece a inclusão obrigatória do tema “História e cultura afro-brasileira e indígena” nos currículos escolares, a obrigatoriedade desse tema é um momento histórico que objetiva ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira e não apenas mudar um foco etnocêntrico, marcadamente de raiz europeia para um africano.

Assim cabe às escolas incluir, no contexto dos estudos, atividades que abordem diariamente as contribuições histórica, culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além de raízes africanas e europeias.Podemos usar este tema como ajuda para a democratização social na escola. Para isso, precisamos conhecer primeiro um pouco da história afro-brasileira e indígena.

2.2CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O Brasil é um país multicultural e dentre as culturas que edificaram, está a afro-brasileira. Para que esta cultura seja respeitada, e valorizada como tal, é imprescindível que tenha o conhecimento de suas raízes e da luta dos homens e mulheres que a edificaram. Para isso, é necessário que retornamos os caminhos do tráfico de escravos, traçados no Atlântico entre a África, as Américas e a Europa.

Ao conhecer esses homens que foram trazidos pelo terrível sistema da escravidão, podemos saber das relações socioculturais que construíram das suas resistências aos terrores da escravidão e das construções culturais que se deram no Brasil e que perduram até os dias de hoje. Eles eram entendidos como coisa, nesse processo torna-se “Servis non habentpersonam” isso é: um sujeito sem corpo, antepassados, nome ou bens próprios.

Se essa era a maneira que os brancos os viam, não era como eles se enxergavam, por isso, não esqueceram suas religiões, comidas, danças, músicas, enfim, suas culturas. As culturas modificadas no Brasil continuaram a ser praticadas e se tornaram afro-brasileiras, a cultura afro-brasileira pode ser encontrada hoje em dia nos espaços rurais e urbanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (323.4 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com