TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Educação Inclusiva

Por:   •  20/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CAROLINE BUENO FRANÇA

8074230

PORTFÓLIO 1

Trabalho apresentado ao Claretiano - Centro Universitário para a disciplina de Fundamentos da Educação Inclusiva como requisito parcial para aprovação na disciplina.

Prof. Esp. Cristiane Regina Tozzo

MOGI DAS CRUZES

2021

Descrição da Atividade:

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

Negligência

Conhecida também como fase da exclusão, a sociedade da época supervalorizava a perfeição e a beleza, e qualquer pessoa que nascesse com algum tipo de deficiência e que não se encaixasse nesses padrões eram rejeitadas, abandonadas e até mesmo mortas.

Na Idade Média, a deficiência era visto como algo sobrenatural, as pessoas deficientes eram vistas como “ possuidoras de demônios”, e da mesma forma eram maltratadas e excluídas , por outro lado, havia uma parcela da sociedade que acreditavam que essas pessoas eram “filhas de Deus”, reconhecidas como especiais e como profetas, e por conta disso algumas dessas pessoas eram acolhidas por instituições de caridade.

Institucionalização

Nessa fase, a deficiência passa a ser considerada como doença e até vista como contagiosa pela sociedade, sendo assim, os deficientes eram tratados em hospitais psiquiátricos, manicômios, ou outras instituições.

Diante desse fato, a medicina começar a dar os primeiros avanços e começa a se interessar pelos estudos referentes à deficiência mental.

Criação de serviços educacionais

Devido aos avanços da medicina e de pesquisas sobre as deficiências mentais e físicas, chega-se a essa fase também conhecida como fase da integração, que aconteceu no século 20, dando inicio as primeiras iniciativas ao atendimento e acolhimento as pessoas deficientes.

Surgem algumas instituições, associações e escolas privadas que buscavam oferecer atendimento especializado, tendo por objetivo atender as necessidades educacionais de crianças e adultos com deficiências.

Uma dessas instituições é a APAE, que temos como exemplo no nosso país e que atende diversas pessoas com necessidades especiais, buscando por sua inclusão na sociedade.

Atualidade

Na fase atual, a nossa sociedade continua batalhando  pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência, passamos por todas essas fases, e sem dúvida esse é o momento da história em que mais vemos essa inclusão, mas sabemos também que ainda há muito a ser feito para garantir a educação e o sucesso da vida acadêmica dessas pessoas.

O modelo de inclusão que temos hoje é baseado na Declaração de Salamanca, que reconhece que toda criança possui suas necessidades, características e habilidades próprias e que devem ser totalmente respeitadas e inclusas pela escola, proporcionando apoio para que a mesma consiga desenvolver suas habilidades e conviver em sociedade com respeito e dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com