TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Gráfico e Editorial

Por:   •  9/11/2019  •  Monografia  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Any Creato: D63898-0 Jasmine Ramos Francisco: N28085-9

Lucas Motta Prado: D7520I-9 Raffaella Flavio: D5465B-9

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM PROJETO GRÁFICO E EDITORIAL

Jundiaí 2018

Any Creato: D63898-0 Jasmine Ramos Francisco: N28085-9

Lucas Motta Prado: D7520I-9 Raffaella Flavio: D5465B-9

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM PROJETO GRÁFICO E EDITORIAL

Trabalho desenvolvido na disciplina de Programa Integrado Multidisciplinar, do curso de Design Gráfico e Fotografia, sob orientação da professora Silvia Guadagnini.

Jundiaí 2018

RESUMO

Um projeto editorial começa desde a parte de elaborar o que será escrito até a parte onde ele é publicado e divulgado. Designers e profissionais na área de produção editorial têm que estar sempre atualizados para saber quais são as tendências e conhecer alguns princípios que auxiliam na hora de fazer o projeto gráfico editorial.

Palavras-chave: Design. Projeto Gráfico. Editorial.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

  1. PROJETO GRÁFICO        6
  1. Princípio da Legibilidade        6
  2. Princípio de Cor        6
  3. Princípio da Tipografia        7
  4. Princípio da Hierarquia        7
  1. EDITORIAL        8
  1. O que deve conter em um Editorial        8
  1. ETAPAS DO EDITORIAL        9
  1. O que escrever        9
  2. Pesquisa        9
  1. PROJETO GRÁFICO EDITORIAL        10
  1. Formato        10
  2. Papel        10
  3. Acabamento        10
  4. Grades ou grids        11
  5. Tipografia        11
  6. Paleta Cromática        11
  1. QUEM ATUA NA ÁREA        12
  1. Arte        12
  2. Edição        12
  3. Marketing Editorial        12
  4. Revisão        12
  5. Seleção        12
  6. Tratamento de Imagens        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

Antes de começar a escrever uma publicação para um blog, ou um texto para uma revista, é preciso ampla pesquisa e conhecimento do assunto a ser tratado. E mesmo depois ainda é necessário que se saiba montar um layout atraente, com legibilidade e leiturabilidade, ao mesmo tempo em que não seja cansativo, com o objetivo de transmitir uma mensagem ao público alvo com êxito.

Existem algumas formas de realizar isso, e que serão tratadas neste artigo, mas cabe ao profissional que realizará o projeto gráfico editorial conhecer essas formas e fazer com que seu conteúdo de comunicação, seja um sucesso.

  1. PROJETO GRÁFICO

Um projeto gráfico é a junção de vários elementos que em conjunto definem o design e as características de um veículo de comunicação, como revistas, jornais, produtos, dentre outros projetos do meio de informação.

Um projeto gráfico deve ser organizado de forma que todas suas unidades combinem e facilitam tanto uma leitura de imagem, quanto de texto. Levando sempre em conta alguns princípios a serem seguidos.

  1. Princípio da Legibilidade

Por vezes existem relações entre tipografia e fundo que não funcionam, criando problemas de legibilidade à tipografia. O Designer deve tentar burlar estes problemas de modo que a mensagem que está tentando passar seja compreendida.

Esses projetos também não podem conter erros de escrita. Devem seguir as regras ortográficas, e os textos neles inseridos devem ser coesos e de fácil entendimento, caso contrário o público alvo pode não ser atingido.

  1. Princípio de Cor

Quando se compõe visualmente elementos gráficos num mesmo suporte, deve existir o cuidado de combiná-los, em termos cromáticos, de uma forma que não afete a sua legibilidade e que, esteticamente, produza  uma combinação agradável.

Uma boa alternativa para se alcançar um projeto harmônico é a utilização de cores contrastantes, cores complementares ou análogas. E evitar o uso demasiado de cores, combinações que dificultem a legibilidade e o uso de gradiente com muitas cores, pelo menos em primeiro momento.

  1. Princípio da Tipografia

Existem alguns princípios tipográficos básicos, que devem ser respeitados para a obtenção de uma composição mais harmoniosa.

Tentar não utilizar muitas fontes diferentes em um mesmo trabalho. O projeto pode ficar poluído, e ao invés de chamar atenção para as informações pode acabar confundindo o leitor.

Não utilizar apenas caixa alta, lembrar-se de aplicar hierarquia nas informações e não deixar o mesmo peso em todo o documento, pois pode resultar em um trabalho sem destaque e sem graça.

Não variar a dimensão das letras, quando uma for definida não abusar do recurso.

Lembrando que dependendo de determinada situação, para dar expressão ou acentuar algum significado, estes princípios podem ser burlados, mas sempre com muita atenção e muito pensamento para que o resultado a ser obtido seja interessante e harmônico.

  1. Princípio da Hierarquia

A hierarquia visual é um dos princípios chave do design. Seja criando peças impressas ou digitais você terá de lidar com o conteúdo e este precisa estar bem organizado no layout. Mais do que ser criativo, você deve ter em conta as sutilezas necessárias na composição, seja na escolha das cores, tamanhos, contrastes, orientação, posições, tipos e principalmente, no que incluir e excluir do seu layout. A hierarquia visual é a organização e priorização do conteúdo com o intuito de comunicar bem a mensagem ao público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com