TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Renascimento ou Classicismo.

Por:   •  20/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  1.388 Visualizações

Página 1 de 4

                         O Renascimento ou Classicismo.

        Em Portugal, no século XV, começou a se manifestar uma nova mentalidade, laica e antropocêntrica.
        Com o desenvolvimento do comércio e das cidades, nascia um espírito de otimismo, de confiança no ser humano (antropocentrismo) e no futuro, relacionando todas as áreas da cultura – a filosofia, as artes, a literatura... A esse movimento cultural deu-se o nome de Renascimento, sugerindo com ele, que o ser humano estivera adormecido durante todo o milênio medieval. Por isso, o humanistas buscavam inspiração no mundo anterior à Idade Média, isto é, na cultura clássica Greco-romana.
        Renascimento foi um movimento cultural amplo, que se iniciou na Itália no século XIV e se irradiou para os outros países europeus nos séculos XV e XVI.
        O Renascimento Português inicia-se em 1527. Nessa época, o Classicismo renascentista Italiano já evoluía para o Maneirismo, que pode ser considerado uma transição para o Barroco.

                         
Principais Características:

        A principal tendência do Renascimento na literatura e nas artes é o Classicismo, que é caracterizado pela imitação dos autores gregos e latinos, pelo ideal de perfeição formal, pela formulação de regras e pela busca de um equilíbrio entre razão e emoção.

                        
Características do Classicismo:

         Imitação dos clássicos;
        Obediência a regras;
         Ideal de perfeição formal;
        Racionalismo;
        Equilíbrio;
        Impessoalidade;
        Universalismo;
        Valores ideais.

                         
Principais participantes e suas obras:

        
Sandro Botticelli, foi um dos grandes pintores renascentistas italianos. Dentre suas principais obras, destacam-se as belíssimas “Madonas”, e os quadros de motivo mitológico como O nascimento de Vênus, Palas e o Centauro, Vênus e Marte e A primavera.
        
Luíz Vaz de Camões, é o maior poeta renascentista português. Suas obras são líricas e épicas. Sendo que o poema mais famoso e admirado são os sonetos.
        Em suas redondilhas, Camões dá continuidade á poesia medieval. Com ele, a tradição poética eleva-se a um nível nunca alcançado pelos autores Cancioneiro geral, de Garcia de Resende.
        Além de suas obras dramáticas, de menor importância, Camões escreveu:
- Poesia Lírica – Reunida no livro Rimas – Composta em medida velha (versos redondilhos, de 5 a 7 sílabas) e em medida nova (versos decassílabos). Os principaistemas da lírica são o amor, a mutabilidade e o desconcerto do mundo.
-Poesia Épica- O poema épico Os Lusíadas, que exalta os grandes feitos do povo português e narra a viagem de Vasco da gama às Índias, é escrito em versos decassílabos predominantemente heróicos, reunidos em estrofes de oitava rima (8 versos). Os principais episódios do poema, que possui 10 cantos, são a história trágica de Inês de Castro, o discurso do Velho de Restelo no momento da partida, o diálogo entre Vasco da Gama e o gigante Adamastor na passagem do Cabo das Tormentas, e a estadia dos navegantes na Ilha dos Amores como prêmio pelo sucesso da viagem.





                
Principais formas poéticas renascentistas:

        Soneto: dois quartetos e dois tercetos;
        Sextina: seis sextilhas e um terceto final;
        Oitavas: estrofes de oito versos, com rima ABABABCC.
        Écloga: Poema geralmente dialogado, de tema pastoril e campestre (imitação de   Virgílio);
        Elegia: poema de tom triste, ou mesmo fúnebre, de caráter solene;
        Ode: composição de cunho festivo e triunfal (imitação de Píndaro)








...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com