TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TERCEIRO SEMESTRE

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

PCC – TERCEIRO SEMESTRE

Prática de ensino, Integração escola e comunidade, nos levou a identificar e conhecer a unidade escolar e a comunidade na qual está inserida, elaborando um relatório que caracterize escola e comunidade, atentando-se as necessidades de cada uma. Depois organizar um projeto de integração, com base nas pesquisas do relatório, atendendo as expectativas dos alunos e da comunidade em relação a escola.

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica nos fez compreender que, educação básica é estabelecida por uma lei, o que nos remete ao conhecimento dos conceitos básicos de legislação. Vimos os processos para que uma lei entrar em vigor, que são; iniciativa, discussão, e votação (legislativo), sanção, promulgação e publicação(executivo), e o veto, quando o chefe do executivo é contra a efetivação da lei.

Ainda nesta disciplina, vimos como e quando surgiram as LDB(s). A 1ª LDB, de 1961, foi considerada a mais completa, por estabelecer diretrizes e bases para todos os níveis de ensino, definindo a estrutura a seguir;

Primário – 4 anos, obrigatório e gratuito em escola pública.

Ginásio - 4 anos, não obrigatório e gratuito em escola pública. Havia a necessidade de exame de admissão por baixo numero de vagas.

Colegial – 3 anos, não obrigatório e gratuito em escola pública, subdividido em clássico e científico.

Superior – não obrigatório e gratuito em escola pública.

Na 2ª LDB (1971), houve a unificação do primário com o ginásio, formando o primeiro grau, acabando com o exame de admissão e obrigando o Poder Publico a providenciar vagas e professores para todos os alunos aprovados na quarta série que pretendiam continuar os estudos. O ensino passou a ser organizado e primeiro e segundo grau, sendo que o 1º tinha duração de 8 anos, era obrigatório e gratuito, e o 2º tinha duração de 3 ou 4 anos , gratuito nas escolas públicas, porem não obrigatório, mas obrigatoriamente profissionalizante.

A 3ª LDB (1996) é a lei atual vigente no país e trata todos os níveis de educação, desde o infantil até o superior. Tendo na Educação Básica o ensino infantil (gratuito e obrigatório), ensino fundamental (gratuito e obrigatório) e ensino médio (gratuito e obrigatório, podendo ser ou não profissionalizante) e Educação Superior.

Em Estudos Disciplinares V, aprendemos a historia do videoclipe, como surgiu e como foi e esta sendo aprimorado ao longo dos anos. Vimos como analisar e compreender os videoclipes de acordo com as tipologias de Elizabeth Ann Kaplan e Andrew Goodwin.

Em Estudos Disciplinares VI, aprofundamos nosso conhecimento sobre teatro musical, que é uma multimidiático, já que emprega varias manifestações artísticas, como danças, encenações, cenografias, músicas, roteiros, luzes, sonoridades, etc. Surgiu com a ópera e foi subdividindo-se, e hoje temos grandes espetáculos musicais em todo o mundo. A Broadway (NOVA IORQUE) é a mais famosa produtora do gênero. \Aprendemos também sobre a história do teatro musical no Brasil.

Na disciplina Computação Gráfica e Ilustração, aprendemos o que é ilustração, suas aplicações e utilizações em seus vários mercados. Podemos ver ilustrações em jornais, revistas, sites, embalagens. A mesma imagem podem ter diferentes significados, dependendo do local em que esta apresentada. A ilustração tem como objetivo comunicar ou vender algo, assim cada detalhe deve ser minuciosamente planejado em prol disso. Podem ser também ilustração audiovisual ou científica.

A computação gráfica passou a fazer parte do cotidiano de quase todos os estúdios de arte na década de 90. Entre os primeiros softwares de edição de imagem estão adobe photoshop, devido as suas diversas ferramentas, ilustradores têm grandes possibilidades de criar ou alterar seus trabalhos, com s recursos de ajuste de cores, pincéis, máscaras, aerógrafos e a pintura. Através dessa disciplina, compreendemos os dois pontos principais da computação gráfica, o hardware, partes físicas de um computador e os softwares, programas e aplicativos operados dentro do computador.

Percepção e Representação abordou as leis Gestálticas (unidade, segregação, unificação, fechamento, continuidade, proximidade, semelhança, e pregnância da forma). A escola Gestalt surgiu no intuito de estudar o fenômeno psicológico em suas formas mais naturais da percepção humana.

Perceber é compreender, e compreender é dar significado as coisas. A partir de nossa percepção, é que representamos o que vemos. Cada pessoa tem uma forma de compreender o que vê.

Vídeo – Princípios e Técnicas

Vídeo é o conjunto de imagens em movimento. Foi apresentado na França, pelos irmãos Lumiére.

A reprodução de vídeo nas casas se iniciou através do videocassete, hoje utilizamos a mídia digital, como o DVD e o Blu-Ray.

Aprendemos como se deve o desenvolvimento de um vídeo, desde o roteiro, até a finalização. Os planos e movimento de câmera, para compreender o contexto de cada cena. Aprendemos como uma equipe deve ser organizada de forma que o vídeo saia de acordo com o planejado. Cenografia, maquiagem, figurino e efeitos especiais fazem toda a diferença nessa magia que é o mundo do cinema.

Artes Visuais na Idade Média

Foi um período conhecido também como idade das trevas, visto como um retrocesso sem grandes contribuições artísticas e intelectuais. Foi um período de 1000 anos, indo do século V ao século XV.

Conhecemos um pouco sobre a arte primitiva cristã, com seus mausoléus, batistérios e catacumbas. A arte bizantina, que se dedicou a demonstrar a grandiosidade de seu imperador, que era considerado o representante de Deus. Na arquitetura bizantina, o destaque era a construção de igrejas, como a Basílica de Santa Sofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com