TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TICs EM SALA DE AULA

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

PORTFÓLIO 1 1ª  SEMANA

Trabalho apresentado para a disciplina de Fundamentos da Educação, sob a orientação da Prof. Edgar Bruno Franke Serratto , como requisito parcial para aprovação na disciplina.

POLO Palmas - TO

ANO 2017

O USO DAS TICs EM SALA DE AULA

Com o passar dos anos as tecnologias cresceram rapidamente, e o seu uso se tornou indispensável para as redes de ensino. A quem prefira os métodos tradicionais, mais não há como negar todos os recursos oferecidos pelas tecnologias. A informatização das escolas traz o antagonismo entre o moderno e as aulas tradicionais. O uso de toda tecnologia pode, e vai trazer uma transformação na sociedade. E importante que tais informações não sejam somente restritas ao um pequeno numero de pessoas. Mais para que todos possam se beneficiar das tecnologias.

O computador não é por si mesmo portador de inovações nem fonte de uma nova dinâmica do sistema educativo. Poderá servir e perpetuar com eficácia, sistemas de ensino obsoletos. Poderá ser um instrumento vazio em termos pedagógicos que valoriza a forma, obscurece o conteúdo e ignora processos (CABRAL, 1990, p. 141).

Já existe lei de diretrizes para que se possa se usar o computador em sala de aula que preconizar a necessidade ‘‘da compreensão da tecnologia’’ Art. 32.

As TICs, tecnologias de informação e comunicação, se tornaram crescentes no meio da sociedade planetária ligada à internet. Assim podemos nós comunicar em um mundo interativo e interdependente. Os TICs estão presentes em nosso cotidiano, avançando cada vez mais viabilizando grandes quantidades de informações, auxiliando professores a criarem métodos de aprendizagem mais dinâmicos.

Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude (VAZ, 2008, p. 63).

O professor em sala de aula deve estimular ao aprendizado dos novos recursos tecnológicos, para extrair ao Maximo das oportunidades que são colocadas a disposição na atualidade. O uso da TIC facilita o aprendizado e faz com que circule mais informações, multiplicando as possibilidades do saber. As TICs tem mudado muito a maneira de aprender e ensinar nas escolas. O mercado de trabalho exige pelo menos o uso do computador, por isto e muito importante inserir as tecnologias como currículo escolar, o professor deve está preparado para transmitir aos alunos de maneira clara e objetiva o uso das tecnologias. E importante que o professor mantenha sempre atualizado e ligado nas novidades do mundo tecnológico, pois o saber e infinito e devemos sempre busca-lo.

Em nossa sociedade valoriza se a educação, defendendo um ensino de qualidade para todos. Mais para que isto possa mudar e necessário mudar toda uma cultura educacional, organizar todo o sistema escolar, incluindo ao currículo escolar a integração de conteúdos educacionais.

Segundo a autora Ens (2002):

Fica claro que não basta informatizar a escola, e fundamental com a base em trabalho coletivo, repensar o projeto pedagógico da escola, realizando uma reflexão sobre as finalidades da escola, explicitando seu papel social, bem como quais ações deverão ser empreendidas pela equipe da escola (diretor, pedagogos, professores, funcionários, pais e alunos) frente ás TICs. Esse processo devera envolver o conhecimento sobre a sociedade, a educação, a escola, o aluno numa dimensão ideológica – explicativa definida com base em antropológico, fundamentos que consubstanciam a proposta da escola vai explicitar a concepção de seus atores sobre sociedade, educação e escola que busca a emancipação humana (p.40)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com