TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DANÇAS POR REGIÃO

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

5º/6º SEMESTRE – Turma B - NOTURNO

ATPS TEORIA E PRÁTICA DE DANÇAS E RITMOS 

Profª Maritza

“A DANÇA e seus ESPAÇOS.Os ESPAÇOS e PASSOS de quem  DANÇA”

Carlos Moacir Holz – RA: 7091585554

Caroline Pureza – RA: 7474681410

Evandro Luis Schneid – RA: 7422675901

Gabriel Medeiros Xavier – RA: 7476688136

Jocimar Teixeira Nunes – RA: 7297602456

Vera Scherdien – RA: 7477697198

PELOTAS, 08 DE OUTUBRO DE 2015

A DANÇA e seus ESPAÇOS. Os ESPAÇOS e PASSOS de quem  DANÇA

                A dança é uma das formas de expressões mais antigas nas diferentes culturas que passou de ritual para manifestação da elite social e segue em constante evolução. As danças constituem uma das mais belas expressões da cultura de um povo, de uma região, enfim de um país, e, vem acompanhando o ser humano desde o início dos tempos, através de sua história.

                A dança no espaço escolar busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças e adolescentes, como de suas capacidades imaginativas e criativas. Na dança, o corpo expressa suas emoções e estas podem ser compartilhadas com outras crianças que participam de uma coreografia de grupo.

                É fundamental que a Dança na escola se realize através de um professor que não seja o impositor de técnicas e conceitos, mas o fomentador das experiências, o guia que orienta os alunos para uma descoberta pessoal de suas habilidades. Nós como educadores temos que estar atentos ao processo pedagógico escolar, que não deve apenas ensinar a ler e escrever, mas um profissional visionário, que não se limita a sua área de atuação, integrados e interessados no mundo que nos cerca, buscando a formação de seres culturais, atentos às questões sociais, a diversidade, a natureza, a educação e às relações humanas.

                Realizamos um trabalho de pesquisa visando mapear as manifestações de dança na cidade de São Lourenço do Sul. Encontramos diversos grupos, de diferentes estilos musicais e intenções. Alguns por lazer e o prazer da dança, outros para cuidar do corpo e da saúde.

                    À seguir, seguem os nomes dos grupos e locais de ensaio.

[pic 2]

[pic 3]

        

GRUPO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS ALEMÃS SONNENSCHEIN

                Dentre os grupos estudados, escolhemos o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein para a realização de um estudo mais detalhado, por se tratar de um grupo que visa manter viva a história da colonização Alemã-Pomerana do município.

                No ano do centenário da emancipação política de São Lourenço do Sul, procurou-se um evento que pudesse congregar toda a população do município e ainda despertar o interesse dos municípios vizinhos, incentivando-os a visitar e conhecer o município. Surge a idéia de realizar o primeiro Festival do Folclore Teuto e Gaúcho.

                Chega-se a conclusão que um município cujas raízes estão na imigração alemã e que se propõe a ressaltar a cultura de seus antepassados e preservar as tradições, não poderia trazer de fora um grupo de danças germânicas. Procurou-se despertar nos jovens e crianças de São Lourenço do Sul o amor às tradições, o orgulho de sua origem, o sentimento de pertencimento a história do município.

                Em seu histórico do Grupo Sonnenschein a Professora Soleni Heiden diz que “somente é feliz o povo que sabe perpetuar na posteridade os usos e costumes de seus antepassados”. E ressalta que “um povo que conhece seu passado e é consciente de sua responsabilidade, é um povo imortal”.

                Nessa linha de pensamento a Professora Soleni Heiden dedicou-se a tarefa de criar um grupo folclórico de danças alemãs para se apresentar no Festival de Folclore Teuto e Gaúcho. Após muito trabalho, funda-se em 25 de agosto de 1983, um pequeno grupo de seis pares que orgulhou e emocionou a todos aqueles que se fizeram presentes no Ginásio de Esportes Nedilande Vargas Corrêa na noite de 17 de novembro de 1983, num tributo a São Lourenço do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (399.1 Kb)   docx (289.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com