TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo do filme

Resenha: Objetivo do filme. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo do filme é claro, criticar as várias maneiras com que o autoritarismo se manifesta. E ele é muito bem sucedido em sua missão, pois mostra como a imposição “da massa” sobre o indivíduo – e seus direitos e liberdades fundamentais – acaba sempre levando à tirania escancarada.

OBJETIVOS: A reflexão crítica sobre o totalitarismo é tema presente em diversos estudos nos campos da política, da sociologia, da filosofia e da história, no sentido da compreensão de regimes passados que se refletem atualmente.

O filme “A Onda” desperta um sentimento no espectador de querer fazer algo a mais além de apenas assistir ao filme, essa foi a motivação da realização do trabalho. Socialmente, o tema é muito polêmico e sempre atual.

Portanto, no intuito de entender o passado para refletir sobre o presente e futuro, foram buscadas mais informações sobre os regimes abordados no filme, e foi possível perceber que o autoritarismo está presente no dia a dia de cada um.

Na escola, se lida com hierarquias, que muitas vezes são autoritárias. E em grupos de amigos isso também se nota. Não existe uma hierarquia, mas pessoas e atitudes autoritárias são freqüentemente notadas.

MATERIAIS E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada através de pesquisas bibliográficas, em livros e sites, e com o uso do próprio filme “A Onda”, analisando conceitos históricos e relacionando com o presente e com a obra cinematográfica.

O interesse pela realização de tal trabalho surgiu no momento em que o grupo assistiu ao filme, e a partir de orientação pedagógica, encontrou relações que tornaram viáveis uma pesquisa de abordagem instigante e atual.

DISCUSSÃO: Analisar os regimes autoritários tendo um embasamento teórico sobre sistemas políticos dessa natureza gera um entendimento maior para discernir sobre que maneira de governo é mais vantajosa para um povo. Os regimes do passado, em especial o Nazismo, chegam a impressionar pela maneira com que se instalaram: conquistando um povo que já se via sem esperanças e oferecendo uma solução não tão transparente.

O que se viu, em alguns pontos, se vê hoje. Poucos liderando, buscando o bem estar social para camuflar um governo que na verdade busca o bem estar pessoal. O totalitarismo está espalhado pelo mundo, e o que se deve fazer, depois de tantos anos sabendo-se que ele não é vantajoso, é manter-se resistente a governos e ações autocráticas.

O “mau exemplo” foi dado no passado, e com instrução e consciência, ele não deve ser seguido.

CONCLUSÃO: Com a realização desse trabalho, foi possível entender com clareza o contexto histórico do surgimento do Nazismo, e relacionar regimes autoritários com a atualidade. Existem hoje em dia, sistemas totalitários em alguns países, funcionando de forma camuflada ou não, tais sistemas confrontam, muitas vezes, a liberdade do povo que é inserido em regimes semelhantes. Liberdade de expressão, de imprensa e econômica.

Obras cinematográficas que fazem o espectador refletir sobre atos cotidianos, como oprimir e se impor aos outros, são de grande credibilidade. Geram entretenimento, ao mesmo tempo reflexão, influindo na sociedade, mesmo sem a percepção de muitos, tal percepção, foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com