TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARA ALÉM DOS MUROS

Trabalho Escolar: PARA ALÉM DOS MUROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

VISÃO ORIGINAL

Acreditando na arte como um poder reabilitador, inclusivo e transformador da situação de jovens carentes, quase que invisíveis em uma sociedade pautada no consumismo e aparência, cremos que o audiovisual é instrumento de conscientização e de democratização dos meios de exibição e de produção cinematográfica, visto que oferece cinema gratuito, diversificado e integrado a debates e discussões a respeito de temas variados que perpassam a vida cotidiana da juventude em questão. Sendo também uma forma de ampliar o repertório cultural e a vivência artística dos jovens envolvidos e um ponto de interação entre os membros da comunidade, oferecendo lazer e cultura.

A proposta é ao final de cada oficina trabalhar filmes que tratem de temas sociais importantes de serem debatidos e que fazem parte do cotidiano da comunidade ou que a influencia de alguma forma. Assim, ao final das sessões propomos que as pessoas permaneçam para uma roda de bate papo, com o objetivo de refletir coletivamente e aprofundar sobre a temática abordada.

A proposta das oficinas ultrapassa a linguagem do vídeo, do cinema e da fotografia. De forma interdisciplinar e após se estabelecer um diálogo com os jovens a respeito das mídias e do audiovisual, buscaremos refletir também temas da atualidade. Gostamos e apoiamos a sugestão, portanto, acreditamos que o cinema não se resume à mera exibição de filmes aleatórios, entendemos a exibição como ato cultural, instrumento de formação, informação, socialização e intercâmbio entre os membros da comunidade e entre estes e o mundo.

JUSTIFICATIVA:

O cinema é um grande espelho onde as pessoas se projetam. Os recursos audiovisuais formam um tipo de combinação simples, mas que oferece melhores condições para a aprendizagem. Eles têm a capacidade de tirar a escola do lugar de dentro de ensino para o lócus da aprendizagem de forma ampla e aprofundada. Dessa maneira, a escola e seus gestores podem deixar de se preocupar com a “simples” transmissão de conhecimento, e dar ouvidos aos latentes apelos sociais na direção do enriquecimento através de novas experiências, como sensações, emoções, atitudes e intuições.

Há poucas opções culturais no grande Pirambu. Nesse sentido, o audiovisual vem como um instrumento cultural dentro do qual é possível trabalhar várias áreas temáticas. Apesar de esquecida por parte dos políticos e autoridades locais, a comunidade carente do Pirambú mostra-se ser uma grande efervescência cultural, artística e um enorme potencial. Talvez faltassem apenas oportunidades de integração e de fala. Assim, nesta proposta, a linguagem audiovisual, além de arte e cultura, ainda ganharia a força e a representatividade social e cidadã.

O maior diferencial de nosso projeto esta na forma de uso da linguagem audiovisual. O importante é a primazia do registro, da memória, dos aspectos históricos, da reflexão sobre a mínima interferência, o ato de entrevistar e a sabedoria de aprender a ouvir para, depois, aprender a perguntar.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO:

O objetivo do projeto PARA ALÉM DOS MUROS é promover um curso de formação básica em audiovisual com duração de 02 (dois) meses voltado para jovens carentes da comunidade do Pirambú que ainda têm acesso limitado aos circuitos de produção e exibição audiovisual, onde não há teatro, salas de cinema, e outros espaços de recreação, tal como acompanhar, possibilitando assim uma experiência em várias áreas da formação audiovisual (direção, roteiro, fotografia, edição e web TV) em que no final da formação todo o conteúdo gravado pelos próprios jovens será disponibilizado em um canal no youtube e serão exibidos em seu próprio bairro.

O Projeto PARA ALÉM DOS MUROS toma um caráter pedagógico quando busca utilizar a análise de filmes para discutir conteúdos temáticos ligados a realidade dos jovens do Pirambu e promover a produção de conteúdos audiovisuais através de oficinas de fotografia, cinema e audiovisual. Através da análise da forma e do sentido do filme, procura-se apreender sugestões heurísticas interessantes capazes de propiciar uma consciência crítica da sociedade global. Além de desenvolver dinâmicas de análises criticas do filme, o Projeto PARA ALÉM DOS MUROS busca incentivar a produção de filmes por parte dos próprios jovens.

Auxiliar no desenvolvimento do senso crítico de jovens, através de uma grade ampla de filmes e discussões que abordem as questões sociais e culturais dos povos do Brasil e do mundo. Os objetivos das oficinas de fotografia, cinema e cineclubismo são: aproximar a população juvenil do cinema, como forma de expressão popular; viabilizar a produção de filmes em formato digital – com baixo custo e facilidade de realização; estimular o crescimento e o interesse dessas jovens no que se refere à produção cultural e audiovisual como um todo.

As Oficinas de realização audiovisual foram pensadas para despertar o interesse e proporcionar o acesso à fruição e à criação cultural, promovendo a realização de produtos audiovisuais por jovens distantes dos grandes centros de circulação cultural, assim como a veiculação gratuita dessa produção em festivais, eventos e na internet. Para isso o projeto oferece encontros teóricos e práticos que abrangem todo o processo de produção audiovisual, com acompanhamento profissional em todas as etapas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Apropriar os alunos da linguagem audiovisual, através da prática, contextualizando os conhecimentos da técnica da produção cinematográfica para realizações de seus filmes, não precisando de outras forças que não suas próprias visando a sustentabilidade de atividades audiovisuais no nosso estado. Promover a criatividade, o respeito, as diferenças, o comprometimento e a autonomia; Informar sobre a realidade social destas mulheres para a comunidade; Elevar a auto-estima destes jovens.

METODOLOGIA:

Turma dividida em grupos/equipes com atividades em várias áreas acontecendo simultaneamente (ex.: um grupo trabalha roteiro, outro opera a câmera, outro decupa, outro edita...). Cada pessoa pode propor um curta de até 5m e serão realizadas 2 propostas, escolhidas com critérios de viabilidade, criatividade e possibilidades de aplicação de conteúdos técnico/teóricos. A captação e a finalização deverão ocorrer fora do tempo de aula pelos próprios grupos, com orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com