TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PInturas Naturais

Monografias: PInturas Naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

AULA 2- MELECANDO COM SAGU

Materiais necessários:

Sagu;

Panela; e

Água.

1º Momento da aula- Preparação do sagu.

Fora da sala, o professor cozinha o sagu, conforme as instruções constantes na embalagem do produto. Após esfriar, o sagu deve ser colocado em uma bacia plástica grande.

2º momento da aula- melecando a mão com sagu.

Na sala ou em um espaço ao ar livre, o professor estende uma lona plástica no chão. Após organizar o espaço, traz os bebês e os coloca sentados em uma roda e, no centro desta, coloca a bacia com sagu cozido, incentivando-os a tocarem-no. À medida que os bebês forem tocando no sagu, o professor vai espalhando-o no entorno da bacia, até que todo o sagu esteja completamente espalhado na lona plástica.

É interessante encorajar os bebês a colocarem a mão ou os pés na “meleca”, sendo que os bebês que estiveram à vontade com as propostas devem ficar livres para o experimentarem de outras maneiras, recebendo algumas mediações do professor.

sagu 1 sagu 2

sagu 4

Fonte: arquivo da autora

AULA 3- FAZENDO MELECA COM A GELATINA

Materiais necessários:

Gelatina de diferentes sabores ou sem sabor;

Bacias plásticas;

Potes plásticos;

Pratos plásticos; e

Colheres plásticas.

1º Momento da aula- Preparando a gelatina.

Fora da sala, o professor prepara três tipos de gelatina, com diferentes cores, conforme as instruções que constam na embalagem do produto.

2º Momento da aula-

Na sala ou em um espaço ao ar livre, o professor organiza uma mesa com bancos apropriados para o tamanho dos bebês, distribui alguns potes, pratos e colheres plásticas e serve a gelatina de forma individual, cada uma de uma vez, convidando os bebês a tocarem com as mãos ou utilizar as colheres para mexer. Como os bebês estão em uma fase do seu desenvolvimento que é extremamente oral, o professor deve mediar a experimentação não só com a mão, mas também com a boca, porém é importante não permitir que os bebês experimentem grandes quantidades, desviando a intenção de colocar na boca com estratégias para experimentar a meleca de outras formas.

gelatina 1 gelatina 2 gelatina 3

gelatina

Fonte: arquivo da autora

Avaliação

Avaliação dos bebês:

Os bebês sentiram-se bem e desafiados durante as propostas?

Qual foi a reação de cada bebê durante as experimentações?

Em qual “meleca” preferiram mexer? Ou não mexeram em nenhuma?

O professor conseguiu fazer as mediações necessárias para que os bebês pudessem explorar todas as possibilidades de experimentação das melecas?

É interessante realizar um registro escrito e fotográfico de toda a proposta para, depois de algum tempo, realizar novamente as mesmas vivências e verificar se houve mudanças nas movimentações e comportamentos diante das “melecas”.

AULA 1- MELECANDO COM O GRUDE

Materiais necessários:

Farinha de trigo (6 a 7 colheres de sopa);

Água (1 litro);

Panela;

Corante artificial para fins alimentícios de diversas cores; e

Palitos de picolé.

1º momento da aula- Preparação do grude

Fora da sala, o professor prepara o grude, conforme os links postados no item recursos complementares.

Modo de fazer- Coloque um litro de água fria em uma panela, acrescente a farinha de trigo, misture-os bem e leve-os ao fogo, mexendo sempre, até cozinhar. Ao final, deverá ficar com aparência de mingau. Esta receita também pode ser preparada no forno micro-ondas, devendo-se colocar os produtos em uma bacia e cozinhá-los. Neste caso, é necessário abrir o micro-ondas a cada minuto, para mexer, até cozinhar e ficar com aparência de mingau. Após pronto, dividir o grude em diversos potes plásticos e acrescentar algumas gotas do corante, cada pote deverá receber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com