TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO DE ELECTORAL

Resenha: PREPARAÇÃO DE ELECTORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

GILMAR MOISÉS LAZZAROTTO R.A. 1115124

ARTES VISUAIS

BOCAIUVA DO SUL 2013

PREPARÇÃO DOS ELEITORADOS

A eleição é concebida como um momento e um procedimento de escolha daqueles que irão exercer poderes na sociedade. Neste rito periódico e legitimado, escolhem-se aqueles que Estarão em lugares de comando, aqueles que terão parcelas substanciais de poder para governar.

O ato de votar é a principal expressão da soberania popular, no regime Democrático representativo uma vez que o ideal da democracia representativa prevê cidadãos conscientes e informados, decidindo racionalmente em concordância com seus interesses (e com o bem comum), dentro de um cardápio de propostas dissertando sobre o ato de votar e suas consequências, A votação não é apenas um rito de coesão ou coroação ao espetáculo político por excelência, que é a campanha eleitoral. É um dos momentos em que a disputa de Interesses dos “bastidores” é obrigada a se remeter à coletividade. E a decisão tomada por esta coletividade não é inócua, ou seja, a concessão da maioria a um ou outro Partido possui efeitos para seu cotidiano e para seu futuro.

O fato de o momento eleitoral ser privilegiado para que se façam estudos sobre a Comunicação e suas relações com a política se explicam por se tratar de uma disputa através do discurso Comunicacional, ou seja, os atores envolvidos nesta cena (os candidatos) são obrigados a apresentar uma boa performance comunicacional, eles necessitam melhorar a comunicação, investem em estratégias, dispositivos e instrumentos, afinal, precisam comunicar ideias e propostas, convencer, argumentar, emocionar, enfim, de mobilizar mentes e corações em uma disputa, normatizada em ambiente público, é ai que entra os discursos que a política se concretiza se desenvolve tudo e expresso e debatido e através do discurso que a política sempre implicou uma relação definida entre homens, relação esta regida pela exigência de responder as questões que põem em jogo a sorte comum, assim o discurso é o responsável por essas respostas.

Assim como um casamento exige preparação, cuidados especiais com alguns Elementos que compõe a festa, também a eleição possui uma série de componentes necessários para a sua realização. São eles: candidaturas, programas políticos, partidos, Comícios, horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão, passeatas, caravanas, embate Corpo-a-corpo e alguns materiais específicos como documentos, panfletos, cartazes e símbolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com