TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA DE ARTES 1° ANO ENSINO MÉDIO

Por:   •  11/4/2022  •  Exam  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

COLÉGIO DOM FERRAZ

[pic 2]

  [X] VA1                 [   ]  VA2            [   ]   VS ESCOLA              [  ] 2ª Chamada  

Segmento: ENSINO MÉDIO

Série 1° ANO EM

Data: 09/04/22

Disciplina: ESTUDOS E CRIAÇÃO DE ARTE

Valor:  6,0 

pontos

Professor: IGOR VILAS BOAS

Aluno (a):

NOTA FECHADA:

NOTA ABERTA:

NOTA TOTAL:

ORIENTAÇÕES GERAIS AOS ALUNOS

- A prova é individual, e a consulta ou a comunicação durante a verificação implicam em anulação (zero) pelo aplicador.

- Leia, com atenção, o enunciado de cada questão. A interpretação faz parte da avaliação. É vedado o uso de qualquer equipamento eletrônico, como celulares, notebooks entre outros, sob pena de ter a verificação de aprendizagem zerada. Não rasure as questões nem use corretivo nas de múltipla escolha. Escreva, com letra bem legível, nas alternativas abertas. Não serão consideradas questões de múltipla escolha que apresentarem mais de uma alternativa marcada e/ou que apresentarem rasuras. A entrega das Avaliações só poderá acontecer faltando 05 (cinco) minutos para o término. A cada 03 erros ortográficos e de pontuação, será descontado 0,1 no valor total da avaliação. O gabarito deverá ser preenchido com caneta PRETA. Use lápis e só após ter certeza, passe TODAS as respostas à caneta no gabarito. Será disponibilizado apenas 01 (um) gabarito para as questões fechadas. Quando houver cálculos, os mesmos deverão ser realizados. Questões corretas, mas sem cálculos serão avaliadas com metade dos pontos nas avaliações de ciências exatas. Ao terminar, releia a prova, verifique todas as informações e, somente após a conferência, entregue-a. ACREDITAMOS NO SEU SUCESSO!!! BOM TRABALHO!!!

QUESTÕES

QUESTÃO 01 (0,50)

A arte está conectada ao passado, às tradições e à cultura de cada povo. Daí ser capaz de estabelecer uma _________________comunicação entre aqueles que viveram no _____________passado e os que vivem no _______________, garantindo aos grupos sociais a preservação de seus saberes.

Escolha a opção abaixo que melhor completa as lacunas do parágrafo acima.

(A) ponte, continente asiático e Brasil.

(B) cultura, Brasil colônia e Brasil de hoje.

(C) comunicação, passado e presente.

(D) família, analfabetismo e colégio

(E) comunicação, Brasil e México.

QUESTÃO 02 (ENEM 2009) (0,50)

Leia o texto a seguir:


Ao iniciarem a colonização do Novo Mundo, os europeus trouxeram os negros para auxiliá-los na colonização do Brasil. A vinda destes foi uma migração forçada pela captura e escravidão e, possivelmente, foi o maior movimento migratório passivo na história do país. Portugal teve um interesse especial em trazer os negros para trabalharem nas fazendas e nos engenhos de açúcar, que eram os setores que mais precisavam de braços para o trabalho. Pode-se dizer que, após a vinda dos escravos da África, começou a construção da identidade cultural afro-brasileira ou, mais especificamente, o princípio da cultura brasileira. Os escravos negros tinham uma grande diversidade cultural por causa da sua origem e diversidade de etnias. Os negros vinham de nações agrícolas e eram desembarcados em Pernambuco, Bahia, Paraíba, Alagoas e Sergipe.
MONTEIRO, Ismael. Cultura africana e suas influências na cultura brasileira. Disponível em http://www.escrita.com.br/escrita/leitura.asp?Texto_ID=15634.

A cultura (e consequentemente a arte) brasileira foi formada pela união de diferentes culturas, que foram se moldando aos novos contextos históricos e às novas formas de relações sociais.
Diante disso, podemos afirmar que o lugar do negro nas artes brasileiras:

  1. foi o de objeto de representação para artistas brancos, em sua maioria europeus, e nunca o de protagonistas.
  2. sempre foi de destaque, servindo tanto de modelo quanto de executor das obras.
  3. o de representar a escravidão em seus mínimos detalhes, para que o mundo visse o horror que acontecia no Brasil.
  4. foi contribuir para que os artistas da Missão Francesa, contratados por D. João VI, entendessem a vida e costumes no Brasil.
  5. contribuiu para a formação de uma arte afro-brasileira pujante e especial que encantou a todos e resultou na abolição da escravatura, em 1889.

QUESTÃO 03 (0,50)

O artista Rubem Valentim mistura, em suas pinturas, gravuras e esculturas, construtivismo e signos religiosos de matrizes africanas.

[pic 3]  [pic 4]

Composição 12 (1962), óleo sobre tela e Objeto emblemático 6

Sobre a obra de Rubem Valentim é CORRETO afirmar que os temas usados são:

  1. o Brasil moderno e a influência do modernismo europeu.
  2. sua ancestralidade negra e as religiões de matrizes africanas.
  3. a mistura entre o rococó europeu e o folclore brasileiro.
  4. baseados no sofrimento dos escravos e na vitória alcançada nas batalhas de Luanda.
  5. no Samba e na Bossa Nova.

QUESTÃO 04 (1,0)

A escravidão marcou profundamente as relações inter-raciais no tecido social do Brasil. Sobre as relações inter-raciais nas artes, é correto afirmar:

  1. os negros têm as mesmas oportunidades que os brancos e não sofrem nenhum tipo de preconceito e aceitação com sua arte.
  2. foram os negros que fundaram a cultura e arte brasileiras ao trazer da África os seus costumes e tradições.
  3. há uma desigualdade entre negros e brancos, porque os primeiros não querem misturar sua ancestralidade com os brancos brasileiros.
  4. é desigual e favorável aos brancos porque os negros não se importam com arte.
  5. muitos artistas negros e negras no Brasil têm reivindicado espaço cada vez mais e produzido obras de grande importância para o cenário atual das artes.

QUESTÃO 05 (1,0)

[pic 5]

[pic 6]

 As imagens acima mostra um trabalho do artista argentino Hector Júlio Paride Bernabó, conhecido como Carybé, que têm em sua obra a cultura afro-brasileira como tema recorrente. O conjunto é constituído de vinte e sete pranchas de madeira. Dezenove delas medem três metros de altura por um metro de largura e oito medem dois metros de altura por um de largura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (545.9 Kb)   docx (522.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com