TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pintura Barroca

Por:   •  13/3/2016  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

PINTURA  - BARROCA

de 1600 a 1730-40

[pic 1]

Período entre o Maneirismo e o Rococó

Nasceu em Itália – fruto da Contra-Reforma.

Objectivos: captar a atenção, a fé das multidões. Ao contrário do Renascimento que utilizou a Razão.

Pretendeu: a surpresa, o encantamento e o deslumbramento efectuados numa verdadeira encenação, num verdadeiro espectáculo onde as diferentes artes se misturam (Arqtª, Pintura, Escultura, Música). De modo a criarem efeitos ópticos surpreendentes, nunca antes imaginados.

A pintura saída deste tempo de renovação caracterizou-se por:

  • irracionalidade;
  • ânsia de novidade;
  • exuberância
  • e pelos contrastes.

Através do seu grande amor pelo infinito, o Barroco conduziu a pintura a um dramatismo que fascinou crentes e ateus.

[pic 2]

PINTURA BARROCA MÓVEL Constituída por diferentes tendências:

O Classicismo:

  • dos Carracci e de alguns pintores franceses, como Nicolas Poussin e

Claude Lorrain.

O Naturalismo:

  • de Caravággio e do espanhol Ribera.

O Realismo:

  • dos autores do Norte da Europa como Veermer, Frans Hals e Rembrant.

- Até ao Barroco, propriamente dito, de Rubens, Van Dyck e de Murillo.

ATENÇÂO:         para além da diversidade estilística, podemos ainda acrescentar: grande variedade temática

(temas religiosos, profanos e/ou mitológicos, retrato, paisagens, cenas de género e natureza-morta).

Em termos estruturais a composição da pintura móvel barroca foi conseguida :

  • Com a representação do momento (dando primazia aos acontecimentos e à acção);

  • De uma forma aberta, onde o espaço compositivo se define em movimentos ou impulsos centrífugos – ou seja – de dentro para fora, ou através de grandes oblíquas, rectas ou curvilíneas;
  • Com a sobreposição de formas, de modo a conseguir a profundidade visual, sem descontinuidade, preservando  a unidade do espaço;
  • Com formas dinâmicas ou sinuosas orientadas, enquadradas ou combinadas com estruturas poligonais (triângulo, quadrado, losango) e com formas circulares ovaladas;
  • Com a linha do horizonte delineada abaixo do normal, de modo a dar mais ênfase aos elementos representados e destacando as figuras principais, fazendo com que os objectos realistas figurem na linha média do plano do quadro ou abaixo do horizonte;
  • Com a união plástica Luz/ Sombra e da Cor construindo uma espacialidade  que focaliza e define os principais elementos da composição;
  • Com a luz rasante que chama a atenção do espectador para determinadas zonas do quadro, orientando a leitura da obra;
  • Com a cor pura e cálida, persuasiva, incisiva e forte, de modo a captar e sensibilizar o espectador através dos sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (347.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com