TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Conhecendo o Artista local – Ministério Restaure da Igreja Fé e Milagres

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Portfólio Conhecendo o artista local – Ministério Restaure da Igreja Fé e Milagres.

[pic 2]

Cássia Aline Pereira Alves

Balsas- MA

2019

Cássia Aline Pereira Alves

Portfólio Conhecendo o artista local – Ministério Restaure da Igreja Fé e Milagres.

Portfólio apresentado na disciplina Fundamentos e métodos do ensino de Artes do curso de Licenciatura em Pedagogia para obtenção de nota.

Orientadora: Laélia Pinto Leite Bertoldo

Balsas- MA

2019

SUMARIO

INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------04

OBJETIVO-----------------------------------------------------------------------06

CONTATO COM O MINISTERIO-----------------------------------------06

ENTREVISTA-------------------------------------------------------------------06

REGISTRO----------------------------------------------------------------------07

PALAVRA DA LIDER --------------------------------------------------------08

CONCLUSÃO -----------------------------------------------------------------09

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ------------------------------------10

Introdução

O presente portfólio refere-se a exposição do trabalho artístico do Ministério de dança restaure da igreja evangélica Fé e Milagres criado em 15 de maio de 2011.Considerando a dança como forma de arte a partir da necessidade do ser humano de expressar sentimentos que declarem sua fé e amor pelo que se acredita, esta forma de dança  tem como foco principal a adoração, caracterizando-se  independente do gênero da dança. Seus movimentos baseiam-se na experiência de vida, com a dança ou não, de seus dançarinos podendo assim expressar o seu interior através dos movimentos executados. Segundo a bíblia sagrada no livro de II Samuel 6:14-16, cita:

E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor seu Deus; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo, e ao som das trombetas.

A citação da passagem bíblica relata a motivação para que a dança aconteça no ambiente evangélico, ou seja, o propósito para o qual ela exista neste lugar. A autora Maribel Portinari em a  “História da dança” (1989), traz um panorama da história da dança da antiguidade até os dias de hoje, essa obra aponta que os registos das primeiras danças são decorrentes de um ato sagrado, essa visão nos ajuda a compreender que ao longo da história o contexto de dança não se ligava a uma manifestação artística, pois ainda não havia esta compreensão de arte, mas servia como expressão a um ser superior. Os estudos históricos apontam que tanto nas religiões monoteístas (que servem a apenas um Deus) quanto nas religiões politeístas (que prestam louvores e adoração a mais de um Deus) há a relação entre prática da dança como um ato de expressão ao sagrado.

Os ministérios de danças atrelados as igrejas evangélicas são ricos em arte e cultura com apresentações que acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro, trazendo figurinos bem elaborados com iluminação e ambiente artístico condizente ao tema abordado pela dança.

Objetivo do Ministério

O ministério de Dança restaure tem como principal objetivo trabalhar com a dança visando como eixo principal o desenvolvimento da linguagem corporal dos ministros de dança desenvolvendo adoradores e influenciadores do rei de Deus dentro e fora da igreja, promovendo mudança de vida individual e social dentro da comunidade local.

Contato com o Ministério Restaure

O contato com a líder do o ministério de dança  restaure aconteceu no templo central da Igreja Fé e Milagres em Balsas-MA, que hoje conta com um grande numero de fieis e com templos por mais 5 cidades do maranhão.

Entrevista

A entrevista aconteceu com a líder e ministra de dança Kelly Carvalho Valério,  que segundo ela assim são chamados os bailarinos evangélicos não possuem formação técnica de dança em nenhum gênero pois o grande objetivo da dança gospel e prestar um culto racional com movimentos que consigam tocar os expectadores a fim de levá-los a adoração com Deus, corroborando com sua fala CARVALHO, 2006, p. 91.Cita :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (599 Kb)   docx (439 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com