TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preservação Do Patrimônio Cultural

Dissertações: Preservação Do Patrimônio Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

CRESCIMENTO ECONÔMICO

Este objetivo é considerado como sendo de longo prazo. Para desenhá-lo, o Es¬tado precisa, normalmente, fazer um planejamento. O crescimento econômico tem característica distinta dos demais objetivos que têm de ser cumpridos a curto prazo. O crescimento econômico considera o aumento contínuo da renda per capita.

Quando, porém, todos os recursos produtivos estão sendo empregados no processo produtivo, é preciso que haja expansão dos recursos disponíveis, bem como avanço tecnológico que permita o uso mais eficiente desses recursos, em princípio, escassos.

Porém, a partir das décadas de 1960 e de 1970, começaram a surgir dúvidas acerca do crescimento como objetivo de política macroeconômica. A renda nem sempre é reflexo de bem-estar. Por exemplo, países árabes possuem altas rendas per capita, mas não possuem o melhor padrão de vida do mundo.

EQUILÍBRIO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS

O equilíbrio no Balanço de Pagamentos tem por objetivo impedir perdas no mercado externo, assegurando que as ações do país no exterior tragam à sua sociedade benefícios, como, por exemplo, o crescimento da riqueza nacional.

Ou seja, esse objetivo busca garantir para que não haja prejuízo entre as partes

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA As políticas macroeconômicas alteram o desempenho do país na capacidade produtiva e nas despesas planejadas. Os preços da economia, bem como as taxas de juros, o câmbio e os salários são fortemente influenciados pelas políticas públicas. Estas afetam as decisões dos produtores e dos consumidores e seus planos acerca das futuras ações. Assim sendo, segundo interpretação de Buainain e Souza Filho (2001), os usos de instrumentos de política macroeconômica incidem tanto sobre a oferta quanto sobre a demanda. O objetivo da intervenção do Estado é a obtenção do pleno emprego dos recursos produtivos da economia, com baixa taxa de inflação e boa distribuição da renda. Os principais instrumentos, apresentados a seguir de acordo com a sequência proposta por Vasconcellos e Garcia (1998), são os de política fiscal, política monetária, política cambial e comercial e política de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com