TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Inter Moda Segundo Semestre

Monografias: Projeto Inter Moda Segundo Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Neste informe científico será apresentado o nosso projeto interdisciplinar, que tem como objetivo abordar design de moda, tecnologias têxteis e sustentabilidade, demonstrando o que esses três assuntos podem promover juntos, juntamente com o subtema proposto por nossa orientadora, que foi Transparência e Opacidade.

Apresentaremos o nosso subtema + toda a pesquisa para chegar ao tema escolhido pelo grupo – que foram as águas vivas.

Será possível observar todas as etapas de criação, desde o painel semântico até a construção da peça final, que foi confeccionada a partir do estudo de pesquisas, elementos formais projetuais e análises de croquis.

Demonstraremos a reutilização de roupas já usadas compradas em brechós para formar um novo traje, sempre entrelaçando a sustentabilidade e a inovação.

Sustentabilidades, Tecnologia e Moda

O que é moda? O que é tecnologia? E sustentabilidade? O que há entre eles? A sustentabilidade visa cuidar do futuro das próximas gerações e cuidar do meio ambiente, segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente (1987), citado por Neide Köhler Schulte e Luciana Lopez (2008), sustentabilidade é a ‘’exploração equilibrada dos recursos naturais (...), e conservação no interesse das gerações futuras’’, e dentro disso, a moda tem um papel muito importante, pois há um grande consumo de energia, materiais e resíduos para a produção de uma única peça de roupa, imagina a produção de uma coleção inteira, assim citado por Kazazian (2005):

Um produto concebido por uma empresa de economia leve deve assegurar sua traçabilidade e demonstrar que o meio ambiente foi bem integrado durante seu ciclo de vida conforme uma abordagem multicritérios (água, energia, dejetos, ar...). O produto informa seu comprador dos compromissos sociais que foram firmados a respeito de sua produção (KAZAZIAN, 2005, p. 35).

E tendo isso em mente, os designers tem um grande papel em mãos. De acordo com Manzini (2005), é preciso de produtos que substituam os atuais, que sejam sustentáveis em todo o seu processo, uma proposta de vida sustentável.

A tecnologia também tem extrema importância dentro desse assunto, pois com a mesma, pode-se criar maneiras sustentáveis de produção. De acordo com McLuhan (1998, p. 108), “todas as tecnologias são extensões do sistema físico e nervoso do homem, que visam, além da economia do gesto e do pensamento, o aumento da energia e da velocidade”. Ou seja, tecnologia pode ser a solução daquilo que nós precisamos, uma maneira de suprir nossas necessidades a partir de técnicas e estudos. E agir de modo sustentável requer um processo de pesquisa, técnicas, negociações e muito entendimento. Deve-se investir em novas tecnologias para que, de acordo com Kazazian (2005), não se produza menos, mas sim, de outra maneira.

Após o estudo sobre moda e sustentabilidade nos foi proposto o subtema transparência e opacidade para ser abordado no projeto interdisciplinar.

Iniciamos as pesquisas sobre o subtema proposto e a que melhor se adequou foi à definição do site “Wikipédia”, e segundo as informações deste site num sistema óptico, transparência é a propriedade de ser transparente, isto é, que permite passar luz. A propriedade oposta é a opacidade. Embora no uso comum a transparência geralmente se refira à luz visível, pode realmente referir-se a qualquer tipo de radiação, já a opacidade é uma propriedade óptica da matéria, que apresenta diversos graus e características. Popularmente, um material é considerado "opaco" quando não permite a passagem da luz em proporções apreciáveis. Mais genericamente, e por uma abordagem mais formal em física, é a medida da impenetrabilidade a radiação eletromagnética ou outros tipos de radiação, incluindo a mais perceptível pelos humanos, a luz visível.

Com base na pesquisa e significado do subtema cada membro do grupo fez uma pesquisa de imagens e assuntos individualmente que envolvesse transparência e opacidade. Inicialmente o tema a ser tratado era a burca, pois não queríamos falar sobre coisas obvias e básicas como, por exemplo, vidro, cristal ou atitude das pessoas, mas em conversa do grupo com a orientadora do projeto chegou-se a conclusão de que falar sobre a burca seria um assunto muito delicado, pois envolve religião, então diante das imagens pesquisadas pelo grupo notamos que tinha muita imagem de água, animais e oceano, foi iniciada então uma nova pesquisa baseada no oceano, foi pensado em falar sobre o oceano, pois inicialmente a água da superfície é transparente e conforme você vai mergulhando no oceano ele vai ficando mais escuro, ou seja, ele vai do transparente ao opaco, era um assunto interessante a se falar, mas dentre essa pesquisa acabamos conhecendo animais transparentes e opacos curiosos e magníficos, entre eles estavam às águas-vivas que podem ser observadas nas imagens a baixo (1,2,3,4,5 e 6) , sua aparência transparente e ao mesmo tempo contendo opacidade e variação do transparente ao opaco foi o que chamou a atenção e admiração do grupo, fazendo assim que as escolhessem para tema do projeto interdisciplinar.

Imagem 1 Imagem 2

Imagem 3 Imagem 4

Imagem 5 Imagem 6

Painel Semântico

O painel (imagem 7) teve seu desenvolvimento a partir do estudo sobre as Águas - Vivas, seu modo de sobrevivência e a diversidade de espécies existentes no mundo, torna-se nosso objeto de estudo.

Imagem 7

Nota-se no objeto de estudo, a sobreposição e a forma retangular da qual utilizamos para a sua elaboração. Ao visualizar as imagens uma sobre a outra surge o degrade de cores iniciando nos tons de azuis mais claros e se encerrando com o preto.

A Água-Viva tornando nosso principal meio para o desenvolvimento do projeto procurou-se algo para juntar-se com o estudo desenvolvido através da Água-Viva pudesse dar uma harmonia ao nosso objeto, chegamos ao fundo do mar, local de habitação para varias espécies de animais marinhos. (Imagem 7) As cores (imagem 8) escolhidas a partir do painel semântico foram o Preto, o Azul Marinho, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com