TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Restauração Catedral da Sé

Por:   •  17/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.576 Palavras (15 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ARIANE ALINE GOMES SCHIMITZ

CATEDRAL DA SÉ:

DO INÍCIO À RESTAURAÇÃO


ARIANE ALINE GOMES SCHIMITZ

CATEDRAL DA SÉ:

DO INÍCIO À RESTAURAÇÃO

Trabalho apresentado junto ao Curso de Artes Visuais, da Universidade Cruzeiro do Sul como exigência parcial da disciplina Projeto Experimental I


CATEDRAL DA SÉ:

DO INÍCIO À RESTAURAÇÃO

[pic 1]

Ariane Aline Gomes Schimitz

Resumo

Edificada no centro da maior metrópole do país, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção e São Paulo, conhecida popularmente como Catedral da Sé impõem-se num dos mais conhecidos pontos turísticos da capital, no marco zero da cidade.

Devido à complexidade de sua edificação esta pesquisa tem como foco principal analisar a restauração ocorrida entre os anos 1999 a 2002, onde aconteceram significativas mudanças, foram concluídos 14 torreões que constava no projeto inicial da Catedral, além de reparos de trincas, descupinização, sistema de águas, limpeza, restauração dos vitrais, elementos artísticos, mobiliário e portas, novas instalações elétricas, prevenção de combate a incêndio, recuperação da escadaria e construção de novos banheiros, reservatórios, elevador para deficientes físicos entre outras melhorias.

O presente trabalho tem por objetivo a observação e análise histórica do monumento e sua representatividade para a capital de São Paulo.

Palavras chaves:

Catedral da Sé, Restauro da Catedral da Sé, História da Catedral da Sé.

INTRODUÇÃO

Considerada um dos cinco maiores templos góticos do mundo e a maior igreja da cidade de São Paulo, símbolo de emancipação do povo do poderio feudal. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção e São Paulo, impõe-se no centro da maior cidade da América Latina, trazendo além do papel religioso, a centralização de atividades comunitárias e sociais.  

A Catedral da Sé possui uma estrutura imponente com 46 metros de largura, 111 de comprimento, cúpula de 65 metros de altura, torres com 92 metros cada e uma capacidade para abrigar oito mil pessoas, sendo 900 delas sentadas.

Além disso, conta com um dos maiores órgãos da América Latina, o órgão construído em 1954 por uma empresa italiana apresenta 12 mil tubos, cujas bocas, de forma gótica, têm relevos entalhados manualmente, além de cinco teclados manuais, 329 comandos e 120 registros.

A última restauração iniciou-se em 1999 e foi finalizada em 2002, a Catedral que estava deteriorada, foi completamente renovada.

Além das tarefas específicas de restauração dos elementos artísticos, enfrentou duas questões especificas.

A primeira foi corrigir os problemas de deterioração e desestabilização estrutural, como fissuras nas paredes e pisos, ataques de cupins e outros insetos, infiltração de água, entre outros. A segunda foi à continuação do projeto original do arquiteto Maximilian Hehl, bem como a adaptação interna para o cumprimento de novas funções, além das religiosas.

Durante a restauração foram reparadas centenas de elementos artísticos, 52 vitrais, o carrilhão composto por 61 sinos, o mármore que compõe o piso da igreja, além da limpeza e pintura da estrutura.

Imponente e iluminada induz os fiéis a olharem para o alto, suas grandes janelas com vitrais que deixam a luz entrar em múltiplas cores ressaltam a beleza da estrutura. A Catedral símbolo da capital de São Paulo, além de possuir extrema beleza, carrega consigo a história do crescimento da metrópole.

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a história patrimonial e cultural da Catedral e como a Catedral possui relevância na história da cidade de São Paulo.

Analisar e comparar as etapas das restaurações efetuadas na Catedral no decorrer dos anos.

Analisar a representatividade da Catedral para a maior cidade do país e como a igreja se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade.

No que diz respeito ao objeto em estudo, observou-se todo o processo de restauração, o diagnóstico do estado de conservação do objeto em questão foi feito através de visitas ao local, fotografias e embasados a partir de uma revisão bibliográfica.

ASPECTOS CONCEITUAIS

Mais reconhecido pelo revivalismo gótico, o Neogótico iniciou-se na Inglaterra no século XVIII e objetivava a recuperação das formas góticas da Idade Média, em contrapartida ao estilo clássico que dominava aquele período. A Basílica de Sainte-Clothilde, localizada em Paris, França, foi o primeiro edifício neogótico.

Na América do Norte tornou-se comum o emprego de elementos góticos na construção de igrejas e casas. Contribuindo para estabelecer a tradição neogótica na arquitetura dos institutos educacionais americanos, temos os primeiros prédios do Bostan College e a reconstrução do campus da Universidade de Yale.

Já no Brasil, o estilo encontrou aceitação no reinado de Dom Pedro II. A Catedral de Petrópolis, no Rio de Janeiro, é uma das mais antigas e foi construída entre 1884 e 1925, abrigando os túmulos do Imperador e sua família.

Em São Paulo, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção e São Paulo, possui características fortes do estilo, a cripta é considerada uma igreja subterrânea, onde se localizam trabalhos artísticos de Francisco Leopoldo e o mausoléu de bronze do cacique Tibiriçá.

[pic 2]

Catedral da Sé – São Paulo

Em termos de arquitetura, a igreja tem a forma de cruz latina, transepto com cúpula sobre o cruzeiro, além de cinco naves.

[pic 3]

Detalhe do Portal

A fachada, possuí um portal principal e uma grande rosácea que contém o brasão da cidade de São Paulo, é flanqueada por duas altas torres. A Catedral da Sé é considerada um dos cinco maiores templos de arquitetura com estilo neogótico do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (378.5 Kb)   docx (482.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com