TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ritmos Musicais

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Ritmos Musicais Regionais

Objetivos

Conhecer e vivenciar produções culturais nacionais com influência afro-descendente, européia, asiática.

Conteúdos

- Heranças culturais africana, européia e asiática.

- Músicas e danças regionais.

Tempo estimado

Seis meses.

Material necessário

Livros, revistas, imagens, material para registro, CDs com músicas afro-descendente, européia, asiática, instrumentos musicais e mapas.

Desenvolvimento

1ª etapa – Investigação e diagnóstico do conhecimento prévio

Apresentação de músicas brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba e o maracatu) , européias e asiáticas. Conversar com os alunos sobre elas: já conhecem? Se parecem com algo que já ouviram? Gostam ou não? Por quê? Explicar que essas músicas têm origem em um continente chamado África, Europa, Ásia separados do Brasil pelo oceano Atlântico. Para comparar, escutar com o grupo outras músicas. Questionar se ela se parece com a que ouvimos antes?

2ª etapa – Exploração do conhecimento

Explorar os materiais trazidos em uma roda de conversa. Focar a discussão nos costumes dos grupos que serão estudados: vestimentas, alimentos, música, dança, brincadeiras etc. Lembrar de mostrar o globo terrestre para que se aproximem da ideia do que é um continente ou país.

3ª etapa – Pesquisa de campo

Formar grupos e sugerir que cada um aprofunde a pesquisa em um dos temas levantados. Explicar que o objetivo é obter mais informações sobre costumes dos povos africanos, europeus e asiáticos e que cada grupo deve mergulhar em um assunto específico, procurando mais informações em livros, internet, vídeos e outras fontes de informação.

Refletir quais das práticas levantadas também acontecem no Brasil? De que jeito? Como forma de registro, propor a criação de um painel coletivo para reunir as informações, garantindo que possam ser consultadas por todos sempre que necessário.

4ª etapa - Finalização

Levar para a sala instrumentos musicais de origem africana, européia e asiática e mostrar aos alunos as maneiras de tocá-los. Apresentar também coreografias de danças africanas, européias e asiáticas, para que a turma possa praticar.

Usar DVDs de referência com os principais passos..

Avaliação

Conteúdos conceituais: Avaliar o empenho do aluno nas pesquisas realizadas para a atividade proposta, na construção do painel e mural coletivo.

Conteúdos atitudinais: Será observado a participação, criatividade, interesse, curiosidade nos procedimentos realizados pelo educando no decorrer do desenvolvimento do projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com