TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO E A FORMAÇÃO DO APRENDIZADO DA CRIANÇA?

Por:   •  23/10/2015  •  Artigo  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual de Feira de Santana

Curso de Letras Vernáculas

Geovanna mota de souza santos

Qual a importância da música para o desenvolvimento e a formação do aprendizado da criança?

Feira de Santana – BA

2013


geovanna mota de souza santos

Qual a importância da música para o desenvolvimento e a formação do aprendizado da criança?

[pic 1]

Feira de Santana – BA

2013


Objetivo – Analisar a música como maneira de desenvolvimento e formação na aprendizagem dos estudantes.

Hipóteses – Desenvolvimento da inteligência e da sensibilidade;

Início da Aprendizagem de interpretação dos diferentes textos;

Manutenção dos laços e eventos culturais relacionados à região e outros os evoluindo, aperfeiçoando-os;

Habilidade que a música possui de conseguir captar a atenção das crianças e transformas em aprendizado;

A música como disciplina escolar ajuda o estudante a ter a capacidade de ver melhor o mundo.


A arte em geral, e especialmente a música, sempre foi algo que chamou e vai chamar a atenção das pessoas. Os filmes, teatros, esculturas, artesanatos, músicas, etc. constantemente trazem aos homens uma expressão, uma liberdade, um novo mundo, onde ele é quem diz como se usar e comportar. E nesse mundo qualquer pessoa pode se transformar em quem ela quiser ou no que ela quiser, pode-se reinventar ou reestruturar uma nova vida. A arte permite ao homem viajar, sonhar, escapar e se identificar seja na leitura de um poema ou ao ouvir uma doce música. E não há quem não se identifique com a arte, não há quem de algum modo se sinta melhor ao ouvir uma música ou ao dançar. A arte faz parte da existência do ser humano, uma prova disso são os desenhos rupestres feitos por homens da caverna e que ainda hoje causam a admiração das pessoas.

Pintura rupestre feita por homens da pré-história[pic 2] 

Fonte da imagem: Smithsonian Mag

A arte sensibiliza o homem, o torna mais amável e mais amante de si mesmo e de quem está perto dele, ela faz o ser interpretar melhor o seus e os alheios sentimentos. Ela modifica as pessoas, o deixa mais lúcido e mais capaz de enfrentar a vida. O estudo bem direcionado da arte liberta o ser humano da escravidão mental. Essa especialidade, com destaque para a música desenvolve e obriga o artista utilizar os dois lados do cérebro, e consequentemente o torna mais inteligente.

O ensino da música, ou através dela, na educação infantil é de importância incalculável. É bastante proveitoso tornar o ser humano sensível e perceptível desde o seu primórdio, isto o fará crescer intelectualmente “O que a arte proporciona é uma contribuição ampla ao desenvolvimento e às experiências humanas. Primeiramente a arte, [...], é um dos importantes meios pelos quais as potencialidades da mente humana são trazidas à tona. Nossas capacidades tornam-se habilidades intelectuais à medida que damos a estas capacidades a habilidade de funcionar: o tipo de raciocínio necessário para vermos o que é sutil e complexo; para aprender como perceber formas de maneira que suas estruturas expressivas toquem nossa imaginação e emoção” (BARBOSA; 2008; p. 91) E vai trazer bons retornos e resultados positivos para o aluno e também para a sociedade. A introdução da música na educação básica ajudará no aprendizado de outras disciplinas do currículo escolar básico. A música na prática influencia e ensina a criança a lidar e agir em algumas circunstâncias, pois a arte é isso, é expressar o que se sente e o que pensa, e fazer com que o homem melhore como ser humano a cada dia que pratica mais.

Diante de tais afirmações, vê-se a necessidade e a importância do uso da música na educação. Por que não sensibilizar o homem logo na sua infância? Por que não facilitar o aprendizado de outras disciplinas através da música? Por que não capacitar melhor o homem em seu primórdio para enfrentar a vida de uma maneira mais humana?

Há várias pesquisas que comprovam o benefício da música na educação, tais como esta publicada no jornal Folha de S. Paulo em 2006:

 “Os pesquisadores da Universidade McMaster compararam durante um ano crianças com idades entre 4 e 6 anos que tinham aulas de música com outras que não tinham.

Eles descobriram que o grupo que tinha aulas de música tinha desempenho melhor em testes de memória - desenvolvidos também para avaliar as habilidades da criança em alfabetização e matemática.

O estudo, publicado na revista científica online Brain, também mediu as mudanças nas respostas cerebrais das crianças a sons. Os pesquisadores identificaram mudanças no grupo ‘musical’ em um período de até quatro meses.

 Estudos anteriores haviam mostrado que crianças mais velhas que recebiam aulas de música tinham desempenho melhor em testes de QI do que crianças que tinham aulas de teatro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (169.7 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com