TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e aprendizado

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Semana 2. Tarefa: “Vejamos o desenvolvimento como um potencial e que a ajuda do outro leva ao desenvolvimento da pessoa”. Será que apenas “informar” é suficiente para o desenvolvimento e aprendizagem da pessoa?

Desenvolvimento do aprendizado

O aprendizado acompanha o homem desde o início de sua vida e é a partir da exploração desta capacidade que o conhecimento é alcançado. Mas não basta que a pessoa esteja em contato com inúmeras informações para que se tornem conhecimento, é preciso haver estímulos, práticas específicas que promovam o aprendizado.

Na fase escolar da criança, é preciso levar em consideração o seu conhecimento adquirido em seu convívio familiar para que possa associar o que já conhece aos novos aprendizados. A função do educador é, portanto, favorecer esta aprendizagem, servindo de mediador entre a criança e o mundo, ajudando-o a construir suas próprias estruturas psicológicas, descobrir habilidades e desenvolvê-las.

A relação professor - aluno está mais dinâmica nos últimos anos. O professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva. Para isso, é importante que o professor tenha capacidade de valorizar e instigar os alunos, estimulando o seu desenvolvimento em um ambiente propício à criação, à comparação, à discussão e ampliação de ideias.

A escola é a mediadora entre o aluno e a sociedade. Motivar não fácil, por isso as aulas devem ser planejadas de modo a buscar inovações e novos desafios, propondo um ambiente estimulador, levando em consideração a opinião dos alunos para que eles se tornem parte do processo de construção e se reconheçam como autores, sujeitos construtores de história e como produtores de cultura, não meros receptores de informações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com