TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a sua conceituação de Estética

Artigo: Qual a sua conceituação de Estética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Qual a sua conceituação de Estética?

Quando falamos na palavra Estética, muitas vezes ela nos remete a beleza à perfeição corporal de determinada pessoa, um erro bastante comum em grande parte da população. O que poucos sabem é que estética vem da palavra grega aísthesys, que significa sentido, sensibilidade. Portanto, estética é a filosofia da sensibilidade e apesar de ter surgida na antiguidade tem sido muito discutida nos séculos 20 e 21 e que são fundamentais na compreensão contemporânea da Estética as obras Hípias Maior, O Banquete e Fedro, de Platão; a Poética, de Aristóteles; a Crítica da Faculdade do Juízo, de Kant; e Cursos de Estética, de Hegel que destacam a preocupação com o espaço que a beleza ocupa entre as coisas do mundo.

Foi visto também nesta unidade que na Antiguidade Clássica a estética não era uma disciplina autônoma, pois era investigada junto à lógica e à ética. A beleza, a bondade e a verdade não formavam categorias distintas na análise de uma obra de arte. E é considerada um estudo filosófico que abarca fenômenos como: aspectos sociais, históricos e políticos, e busca discutir em que contexto os meios de produção, técnicas utilizadas contribuíram para descoberta daquela determinada arte. Tratando-se, de um estudo cuja função é refletir sobre os valores relacionados à com a beleza e/ou à feiura, características subjetivas do ser humano. A Estética buscando transcender aparente subjetividade e avaliar, segundo sistemas filosóficos e levando em conta valores sociais, morais e éticos, o que cada época toma como sendo "belo".

Com estudo afirmamos que o que é belo para uma época é feio para outra, o que bonito para uns nem sempre para o outros e o conceito de belo se adéqua ou se modificam dia acordo com o período histórico em que foi composto.

O que você entende por arte?

A palavra arte vem do latim ars, e significa todas as criações realizadas pelo homem para expressar uma visão sensível do que é o mundo, seja fruto da sua imaginação ou seja real. Através de linguagens como: Artes plásticas, linguísticas ou sonoras (música), permitindo expressar emoções, percepções e sensações e outros sentidos.

No período pré histórico, muitos dos desenhos hoje chamados de "arte rupestre" que eram ligados aos rituais e principalmente voltado para o sucesso nas caças teve uma função ritual e mágico-religiosa, que foi sofrendo alterações ao longo do tempo. Seja como for, a definição do termo “arte” varia dia acordo com a época e a cultura.

Com o Renascimento italiano, em finais do século XV, começa a fazer-se a distinção entre o artesanato e as belas artes. O artesão é aquele que se dedica à produção de obras múltiplas, ao passo que o artista é quem cria obras únicas. Foi também no Renascimento que a arte começou o processo de desvinculação da religião entrando no manifesto livre de regras e vista como manifesto de criatividade.

• É possível um diálogo entre a disciplina de Estética e a prática do educador musical

No ocidente os caminhos percorridos pela a educação musical foram bastante diferentes com relações a compreensão e a visão desta disciplina. Seus objetivos foram modificados, os paradigmas pedagógicos foram questionados, refeitos e construídos baseados em valores da música ao longo dos tempos. Essa recapitulação se deu porque a música esteve afastada da educação no período medieval.

Tendo em vista que a Estética é uma filosofia dos sentimentos, e a maioria dos filósofos define música com como arte que manifesta os afetos da alma, isso nos leva a crer que a educação musical e educação estética caminhem de mãos dadas. Para que alcançar os objetivos de um diálogo passivo e sem descriminação e necessário que o educador musical se qualifique quebrando paradigma e preconceito com esse ou aquele gênero sem se importar com a influência ou impacto social e cultural que a composição muitas vezes tem para a população.

• De que maneira você acredita que as reflexões estéticas apresentadas neste primei¬ro ciclo de aprendizagem podem contribuir para a sua formação?

Tendo em vista o que estudamos neste ciclo de aprendizagem com a definição que Estética é uma especialidade filosófica que investigar a essência da beleza que estam contidas nas artes e procura compreender as emoções dos seus criadores, acredito que a disciplina contribuirá na formação dos futuros educadores, licenciados em música das seguintes formas:

• Levantar questões sobre a natureza da arte, as causas de seu êxito, seus objetivos, seus meios de expressão, sua relação com a esfera emocional de quem a produz, seus mecanismos de atuação.

• Acervo de material variado;

• Expressividade orientada: oferecer condições para a expressão e o sentir das Artes;

• Sensibilização através elementos da música que estimule os diversos sentimentos do ser humano levando em consideração a linguagem descritiva, nunca interpretativa.

• Estimular a linguagem pela razão nunca pela emoção.

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »