TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ACADÊMICA: Aprender ensinando e ensinar aprendendo

Por:   •  21/8/2015  •  Resenha  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

MÁRCIA CRISTINA BUENO HENRIQUES       RA: 1151587

DGLA 1301CGR1L2

OPTATIVA DE FORMACAO (LICENCIATURA EM ARTES)

RESENHA: Aprender ensinando e ensinar aprendendo.

CAMPO GRANDE – MS

2015

RESENHA ACADEMICA:

Aprender ensinando e ensinar aprendendo.

MEIRA, A. I. G. "Desde que eu era pequeno eu já batia em balde, já sabia um monte." In:_____ Criança, adolescente e percussão: uma análise etnográfica sobre o ensino e aprendizagem musical na ONG Áfricanamente. 2011, 42 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011,  Aprender ensinando e ensinar aprendendo, um texto da graduanda Ana Isabel Goelzer , na ONG Africanamente, onde são ministradas oficinas de percussão, capoeira, dança entre um Projeto intitulado Oni inu Erê, desenvolvido em um terreiro da comunidade  situado em um bairro popular de Porto Alegre, na qual participavam crianças e adolescentes,  local escolhido por Ana para fazer um estudos  aprofundado sobre a Pedagogia Musical moldada em valores que divergem das práticas formais, uma etnopedagogia musical, e por lá  permaneceu por vários meses entrevistando várias crianças e adolescentes. As entrevistas mesclam momentos de narração - que é feita em terceira pessoa – com momentos de diálogos diretos, que dão maior realidade à história. Quase todos diziam que aprenderam a tocar sozinhas, não só a música, mas também a religião do Batuque, a dança, a capoeira, a cultura de Matriz Africana, o aprendizado oral, onde se aprende a tocar, a improvisar e a cantar através da imitação de seus irmãos mais velhos, até mesmo dos próprios pais, que condiziam com suas crenças e culturas.

Confirmando com o texto acadêmico do mestrando Pedro Augusto Dutra de Oliveira, (Por uma educação humanizadora: O ensino coletivo de música a várias mãos), tanto os que aprendem por imitação ou os que aprendem com os que ensinam não só aprendem como também ensinam e não apenas do outro professor, mas de todos os outros que condiz com Freire, 2005, p 79, “já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão mediatizados pelo mundo.

Em ambas situações o bom professor aprende ensinando e ensina aprendendo, reforçando o conceito de que não haverá perfeição no processo de ensino-aprendizagem se não houver uma busca permanente por uma perfeição nas relações de convivência, no ambiente ou espaço de aprendizagem, entre professores e alunos. É no espaço da harmonia, onde se dá a proximidade e afinidade, que o ato de ensinar e aprender que realmente ganha sentido e significado.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

MEIRA, A. I. G. "Desde que eu era pequeno eu já batia em balde, já sabia um monte." In:_____ Criança, adolescente e percussão: uma análise etnográfica sobre o ensino e aprendizagem musical na ONG Áfricanamente. 2011, 42 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011

OLIVEIRA, P. A. D. Aprendizagem coletiva e colaboração. In_____ Por uma educação musical humanizadora: O ensino coletivo de música a várias mãos. 2014, 136 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (242.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com