TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA SOBRE O FILME: FRANKENSTEIN

Por:   •  6/8/2016  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  1.748 Visualizações

Página 1 de 3
  1. RESENHA CRITICA SOBRE O FILME: FRANKENSTEIN

O filme Frankenstein narra a história de um jovem chamado Victor Frankenstein. Victor é um “amante” da ciência medica que viaja para estudar em uma universidade, chegando ao seu destino encontra com Dr. Walderman, que mostra suas experiências, na tentativa de reanimar partes mortas do ser humano.  Com base nos estudos do Dr. Walderman, Victor dar a vida a um ser - com características físicas e psicológicas de monstro- através da junção de outros seres já falecidos.  Em uma analise critica, o filme repassa não só uma historia de terror utópico, mais também um pensamento que vale a pena ser refletido: até que ponto a ciência que pode ajudar na vida do ser humano, torna-se a “anti-vida”.

Sabe-se, que as características das relações de poder no século que vivenciamos vão além das questões bélica ou espacial que eram características da Guerra Fria, na atualidade quem assume a hegemonia mundial são as grandes potencias econômicas e cientificas. Mas a discussão se volta para o campo da ciência, como algo que auxilia no desenvolvimento da sociedade pode motivar a dizimação social, ou seja, torna-se um símbolo monstruoso da criação de Frankenstein.

A ciência tem se apresentado como a principal “agente” no desenvolvimento da sociedade, provocando avanço da tecnologia, da medicina e de outras áreas. Tendo como exemplo desse avanço, o desenvolvimento de vacinas, para a cura de determinadas doenças.

No entanto, a mesma ciência, quando usada por pessoas com ambição que possui apenas o objetivo de alcançar beneficio próprio, não ligando para o bem estar do próximo, torna-se algo que causa a morte de bilhões de pessoas. Tendo como exemplo, as bombas “Little Boy” lançada na cidade de Hiroshima e a “Fat Man” lançada em Nagasaki ambas causaram a morte de muitos japoneses.  Com isso, percebe-se que o avanço científico, até o certo ponto, também proporciona o regresso mental e ético de certas pessoas.

Partindo da visão fictícia do filme é bem pertinente estabelecer a relação que há entre Victor Frankenstein e o intitulado marechal-do-ar Alberto Santos Dumont ambos criadores de feito genioso que vem a se tornar um monstro. Assim como Frankenstein, o “pai da aviação” criou uma obra que na sua visão proporcionou uma vantagem para vida da humanidade, ajudando no deslocamento das pessoas ou até mesmo no deslocamento de recursos. Todavia, assim como o que ocorreu com Frankenstein, Dumont percebeu que a sua obra foi e ainda é utilizada para a devastação também do mal, com essa decepção pratica o suicídio.  

Portanto, em virtude disso, a história mostra as conseqüências positivas e negativas do uso da ciência em determinadas sociedades e desta forma é pertinente visualizar a obra bem elaborada “Frankenstein” e estabelecer a relação com as criações de mentes geniosas que entraram para a história.

1.2 REFERÊNCIAS

LEME, Orivaldo  Biagi. O Imaginário da Guerra Fria. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2015.

MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Hiroshima e Nagasaki: razões para experimentar a nova arma. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com