TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Ewstagio I

Exames: Relatorio Ewstagio I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2012  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 6

2. Quando fiz o pedido de estágio para a diretora, dona e coordenadora da escola, percebi que ela somente me aceitaria pela amizade existente entre nós duas, afinal, a escola não está em condições favoráveis a vivencia dos alunos. As professoras aparentaram não gostar muito das minhas visitas, ficavam receosas, e algumas até com o semblante sério. Outras, mesmo sentindo-se um pouco acanhadas de receberem alguém as observando durante a aula me receberam bem e explicaram alguns aspectos da escola.Ao pedir o Projeto politico pedagógico para a coordenadora,senti uma insegurança nela, que pesnou alguns segundos e me afirmou que o mesmo encontrava-se no computador da escola, já que impresso poderia ser perdido, afirmou que me apresentaria o mesmo mais tarde, e não tocou mais no assunto.

A primeira etapa do estágio consistiu na observação das dependências da escola visitando a estrutura física da escola.O local do meu estágio é uma creche escola que recebe crianças do berçário até o quinto ano do ensino fundamental e oferece periodo intregal. A estrutura é precrária, corresponde a uma casa adaptada em abiente escolar. Na entrada da escola fica o parque coberto, com brinquedos que estão precisando de manutenção(um deles encontra-se lacrado por barbante amarrado por não estar preso ao solo, podendo assim machucar as crianças.No fundo dessa area existe uma grade de aproximadamente um metro que faz a divisão entre o parque e a pscina, que tem a altura máxima de sessenta centimetros.e fica em área descorberta. Do parque existem duas entradas para a escola,ambas chegando ao local da creche, que consiste em duas mesas compridas com bancos compridos em suas laterais e um espelho grande na parede, uma que passa pelo corredor entre a secretária, o berçário e uma sala de aula e a outra que perimte a passagem entre o berçario e os banheiros infantis e adulto , o refeitório e a sala da coordenação.

As salas de aula são quatro com estrutura fixa de sala de aula, todas elas contam com janelas que são fontes de luz natural, porém são pequenas e muito altas, já que o telhado tem uma inclinação da janela para a parede oposta, acaba não iluminando suficientremente as salas de aula. Sendo que na primeira as lâmpadas estavam queimadas desde o primeiro dia de observação e não foram trocadas até o momento da ultima visita a sala, dificulçtando assim a leitura dos alunos.na segunda sala, a iluminação artificial provinha de uma pequena lâmpada no centro do teto. Lâmpada essa que não iluminou bem o ambiente. Nas outras duas salas as lâmpadas eram claras e iluminavam bem o ambiente.Existe um outro ambiente utilizado pela manhã como sala de aula, porém, de forma improvisada, já que seu objetivo principal é o apoio a creche, pois é nesse local que na parte da tarde as crianças dormem, brincam e trocam de roupas. Esta sala ainda é separada do berçário apenas por uma parede, fazendo assim com que o barulho das crianças menores atrapalhem a aula. Em todas as portas s as salas abrem para dentro, o que não é aconselhavel, tendo em vista que se houver algum problema, a saída seria dificultada, pois os alunos teriam que recuar para poder abrir a porta. Cada sala tem sua estante com livros dos alunos, um pequeno mural de aniversáriantes, um calendário e um “cantinho da leitura” , que é um a estrutura parecida com de uma sapateira, produzida em mTNT, em que encontram-se vários livros.

o refeitório tem sua estrutura constituida em uma mesa comprida com dois bancos compridos em suas laterais e faz conexão com a cozinha por uma porta bipartida, onde as crianças pegam copos para beberem água de um filtro posicionado ao lado desta porta.no local estão também os caderirões onde as crianças menores recebem as refeições.

As áreas administrativas da escola são a secretaria,que é um local pequeno, composto de uma mesa e duas cadeiras, vários papéis sobre a mesa e dois ármarios fechados, na parede estão informações como cardápio semanal e horário das aulas. Na sala da coordenação, contém uma mesa e uma cadeira, é ladeada por várias estantes repletas de livros e brinquedos recreeativos. O espaço é minimo e não cabe sequer outra cadeira junto a mesa.Os banheiros são adaptados para crianças deficientes, mas não para deficientes.No entanto a escola possui rampas de acesso na entrada, e um corredor é ascessivel.A escola não possui pátio descoberto, no entanto, por ser no final de uma rua, eles criaram grades de ferro que são fechadas as sextas-feiras para os alunos jogarem bola e praticarem outras atividades ao ar livre.Todos os ambientes da escola possuem pintura divida, sendo na parte de baixo uma pintura no tom de azul escuro, e acima branco com desenhos de temas infantis e bíblicos, já que trata-se de uma escola evangélica.Essa estrutura da escola, tendo as salas de aula muito ligadas e as janelas maiores voltadas ao interior da escola, acaba fazendo com que o barulho seja bem alto em todas as salas que visitei.

Por ser uma escola de Ensino infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com