TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O renascimento foi um movimento intelectual, artístico e da burguesia que ocorreram entre os séculos XIV e XVII iniciando a transição do pensamento da Idade Medieval para a Idade Moderna e do sistema politico do Feudalismo para o sistema politico do Capitalismo gerando transformações na literatura, nas artes, na ciência e na politica. O renascimento se originou na Itália que era muito forte no comercio e boa parte da burguesia passava por uma crise Feudal e estendeu-se a um pensamento humanista e renascentista por toda a Europa Ocidental.

Alguns grupos foram muito importantes para a criação do renascimento, dentre eles podemos citar a Burguesia que tinham um maior interesse para que houvesse o fim do feudalismo e assim então, a burguesia passasse a ter controle sobre o comercio e seus interesses monetários interessados, outros grupos também foram importantes como grupos de artistas, literatos, intelectuais, escultores, pensadores, inventores, filósofos que também participaram na transição onde o pensamento medieval fora tão criticado.

Significado do renascentismo: s.m. Ação ou efeito de renascer; a renascença.
Reunião de tudo que define a época literária, os estilos artísticos, os aspectos particulares ou os artistas que pertencem ao Renascimento: obra arquitetônica caracterizada pelo renascentismo. (Etm. renascent(e) + ismo)

Valores Renascentistas

O objetivo dessa parte do trabalho é entender como os valores do renascimento se manifestaram em diversos aspectos artísticos e culturais do período.  Entre os valores temos o antropocentrismo e humanismo, que colocou o homem no centro da discussão. Individualismo surge como uma possibilidade de ação individual, antes, no período medieval  o seu destino era escolhido pela vontade de Deus, agora podemos determinar nosso próprio destino. Outra questão que se opõe a Idade Média é o racionalismo, todos os acontecimentos são definidos por Deus e a resposta para qualquer pergunta era a vontade divina, no renascimento era diferente, as respostas encontradas eram baseadas na observação e experimentação. Por exemplo, uns dos expoentes desse pensamento racionalista foi Galileu Galilei e Copérnico e a teoria do heliocentrismo. O otimismo também surgiu como um novo sentimento do período, pela crença no progresso e na capacidade própria do ser humano de resolver os problemas. Ao mudar a percepção de felicidade no plano espiritual para uma possível felicidade mundana, os renascentistas apreciam a beleza do mundo e tenta retratar essa valorização nas obras de arte.

Idade Medieval vs. Renascimento

Como pudemos perceber até agora existe uma forte contraposição entre a Idade Média e o Renascimento. A forma das pessoas viverem e seus valores realmente se modificaram nesse período. Entretanto, não podemos cair no erro de achar que a religião perderá a importância na sociedade, afinal de contas, a religião será fundamental para centralização do poder durante os séculos consequentes.  Essa oposição ao período medieval se manterá em nossa cultura e memória, pois até na contemporaneidade existe uma aproximação do período com uma percepção de “Idade das Trevas”. Novos estudos comprovam que a ideia de que o período medieval é um período de trevas é uma falácia. Na verdade, históricos mostram que houve uma grande efervescência cultural nos séculos anteriores ao renascimento.

O que podemos perceber então é que na verdade não é que não existia cultura elevada no período medieval, e sim, que os renascentistas consideram como cultura a produção do período da antiguidade clássica.

Por mais dessa oposição podemos identificar permanências entre os ideais medievais e renascentistas. Por exemplo, no quadro abaixo “O Cristo morto com anjos”, do pintor Rosso Fiorentino.

[pic 1]

“O Cristo morto com anjos”, do pintor Rosso Fiorentino

http://www.brasilescola.com/upload/e/SC117404_fpx&obj=iip,1(2).jpg

Neste quadro do período renascentista podemos identificar as proporções e a estética do corpo perfeito que remetem as referências clássicas, entretanto se mantêm os valores e a temática religiosa também presentes nos modelos medievais.

Com base nesta percepção vemos uma possível armadilha que nós como professores e pesquisadores devemos tomar cuidado. Quando opomos dois momentos históricos que divergem podemos não conseguir identificar as permanências entre eles.

A pintura renascentista

        Até a chegada do renascimento somente era possível realizar uma pintura em madeira ou parede, ou seja, as pinturas somente tinham comprimento e largura. Era impossível observar um plano de profundidade, volume ou luz. E por esse motivo as perspectivas dentro do renascimento passam a ser muito importantes dentro de uma era que nos trouxe a realidade que vivemos hoje. Através desta perspectiva realista, os pintores renascentistas conseguem criar o que até então era inimaginável: uma pintura real sobre uma superfície plana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (115.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com