TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Na Arte

Por:   •  28/9/2021  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica

Tema ou FragmentoA função do discurso sobre arte é buscar para esta um lugar no contexto das demais expressões dos objetivos humanos e dos modelos de vida a que essas expressões dão sustentação (Arte como um sistema cultural) Clifford Geertz - O saber local.                        

Atualização: 24 se setembro de 2021

Autores: Adams David Viana da Paixão

O antropólogo norte americano considerado por três décadas o mais influente da nação, vanguardista fundador de uma das vertentes da antropologia contemporânea que diz respeito a antropologia Hermenêutica ou interpretativa, Clifford Geertz introduz seu texto “Arte como um sistema cultural” enxergando um impasse ao falar sobre arte tanto para leigos como, artistas e especialistas críticos da área.

O autor evidência a necessidade de falar sobre arte mesmo que aparentemente inútil, divergindo do jeito que como boa parte das pessoas, principalmente no ocidente discutem sobre o assunto, em termos puramente estéticos.

No texto Geertz afirma a atribuição de um significado cultural a objetos de arte sendo como um processo local, em contraponto ressalta a incapacidade da compreensão, hora responsável com que muitos estudiosos digam que povos primitivos falam pouco sobre arte.

O renomado antropólogo pontua que “os povos primitivos falam sobre arte ao dizer como ela deve ser usada, quem é seu dono, quem o faz, quando é tocado, quem desempenha papel nessa ou naquela atividade”. Mas que é vista por pesquisadores como características de um modo de vida rotineira desse ou daquele lugar.

Genialmente defendendo a sua perspectiva Geertz cita Matisse:

“Que com meios através dos quais a arte se expressa e o sentimento pela vida que os estimula são inseparáveis.” Com isso a análise dá-se que o objeto de arte exercia a função de externar sentimentos através da sua execução dando a entender que assim, esses povos falavam sim sobre arte.      

O viés da arte como sentimento inseparável ao estimulo da sua execução nos afasta da visão funcionalista instrumental que tem como objetivo fortalecer vínculos sociais.

 Mesmo não fazendo parte da propriamente dita visão estética, é importante a análise sobre arte, para absorver os valores artísticos nas diferentes sociedades.

A uma contestação dos antropólogos que reagem replicando que isso pode ser verdade para os povos primitivos, porém inviável para povos e culturas desenvolvidas.

Em síntese ao citar a pintura do quattrocento e a poesia islâmica, Geertz analisa e percebe sensibilidade e habilidades interpretativa, que não vem de berço mas partindo da individualidade cultural de cada um, guiando sua experiência visual e auditiva que não apenas é só observada, mas levada a uma reflexão.

Geertz ao citar Baxandall na sua afirmação de que:

“Um registro visual é algo que precisamos aprender a ler, assim como temos que aprender a ler um texto de uma cultura diferente da nossa”

Com base no texto é possível afirmar que o sistema da arte está relacionado ao sistema de formas simbólicas culturais e que a teoria da arte e cultura são uma só não podendo ser singular.

É importante para uma análise reflexiva a importância do texto em questão, a definição do que é de bom gosto e o que não é, como algo que depende do artista em seu contexto em particular, em tocar o sentimento que a sociedade possui, não unidas por um sentido universal mas como variadas concepções diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com