TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gombrich

Por:   •  8/8/2017  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira coisa que pode se afirmar, com certeza, é que Gombrich busca, através de seu texto, alcançar o máximo de pessoas possível, sejam elas leigas ou não. Isso transforma sua linguagem, tornando o texto muito mais acessível. Com isso, Gombrich consegue dizer para um público mais vasto que arte é de longe o que chamamos de arte.

Por um primeiro momento, sua afirmação pode soar estranha e até indelicada, mas o que Gombrich quer dizer é que a arte não é definida por tintas, uma moldura bonita e um aprendizado acadêmico, mas sim que ela pode ser feita com essas ferramentas e linguagens ou quaisquer outras. E, principalmente, arte (sem A maiúsculo) não é melhor por se aproximar mais da realidade. Gombrich trata dessa parte com maestria ao dar o exemplo das pinturas de cavalo.

Portanto, é importante entender que nosso olhar para arte é carregado de impressões pessoais e valores pré concebidos e por conta disso, muitas vezes, excluímos obras e autores por acreditar não se tratarem de arte. Gombrich sugere que tentemos entender os objetivos do autor, sua intenção ao escolher mais detalhes que outros ou optar por traços menos realistas e assim nos libertar de valores que nos impedem de desfrutar de novos tipos de arte. Claro que não há mal algum em gostar mais de alguma obra do que de outra, mas devemos sempre nos atentar para o motivo, porque como o próprio autor diz “Na realidade, não penso que existam quaisquer razões erradas para se gostar de um quadro ou de uma escultura (...) Há razões erradas para não se gostar de uma obra de arte.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com