TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Trair e Coçar é só começar

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 6

RESPONDA AS PERGUNTAS QUE SEGUEM REFERENTE AO FILME NACIONAL:

1 – Faça um resumo do filme.

Olímpia uma empregada doméstica atrapalhada e muito engraçada faz uma confusão no apartamento de Eduardo e Inês. A esposa (Inês) prepara uma festa surpresa para Eduardo, ela quer comemorar seu aniversário de casamento, tudo está planejado, mas com a sucessão de mal entendidos, a empregada faz uma baderna na festa, casa e vida do casal e amigos deles. Olímpia quer conquistar Nildomar o porteiro, o síndico se apaixona por Inês seu amor do passado e por esse sentimento se separa da esposa. Cristiano e Mônica amigos do casal Inês e Eduardo entram nessa confusão trazida pelas falhas de transmição de diálogos, trapalhadas de Olímpia e uma suposta traição de Mônica, até o joalheiro amigo da família entra nos desentendimentos. Um prédio todo em caos, pela comunicação totalmente equivocada entre todos. No final da trama, os prejudicados percebem que Olímpia tem um grande percentual de culpa no engodo, irritados todos cobram dela despesas pelos mal entendidos e acidentes, ela com destreza se faz de coitada e diz que vai ressarcir a cada um pelos danos causados por ela, comovidos e emocionados, perdoam-lhe as dívidas, e Nildomar depois de ter oferecido ajuda financeira e moral se mostra interessado por ela. O filme acaba com Olímpia comemorando o método de conseguir vantagens para empregadas domésticas, lida em um livro da série de Divaneide da Silva, que desde o início do filme, ela mostra-se leitora e praticante dos conselhos, alegre agradece a autora pelo golpe ensinado na leitura.

2 – Justifique a escolha do título e de uma sugestão para o novo título e justifique sua indicação.

Este título é meramente comercial, é um chamariz para o conteúdo da trama, a única semelhança que vejo com um novo título condizente com o conteúdo do filme é o desencadeamento de uma reação que não conseguimos controlar ou pelo menos temos vontade de permanecer repetindo como no caso de coçar. Um novo título perfeito seria “Quem conta um conto aumenta um ponto", mas como este adágio encontra-se dentro do trabalho eu o nomearia como ¨Melhor pensar sem falar, do que falar sem pensar¨, eu daria este novo título, pois houve várias falhas de comunicação durante as cenas transformando hipóteses em fatos, fazendo uma verdadeira confusão pelo falar demais ou a comunicação  de forma errônea.

3 - Qual é a moral da história deste filme Justifique sua resposta.

A má interpretação ou a má comunicação causa transtornos sérios dentro de uma conversa ou texto redigido, obviamente no filme estas situações foram abordadas com bom humor, mas a ambiguidade e a falta de clareza trazida pelo autor propositalmente, nos leva a observar a importância da comunicação sem ruídos, nos nossos diálogos e manuscritos.

4 - Estabeleça um paralelo com o código de comunicação com um dos ruídos ocorridos na comunicação do filme. Relate a cena e faça um paralelo.

Um ambiente adverso foi encontrado no filme, Olimpia se depara com uma casa cheia, vários personagens pedem para ela ficar calada e dizer que não viu nada, como era um ambiente confuso e com várias ordens Olímpia a receptora, entendeu estas informações com falhas e por isso ocasionou equívocos, ao exemplo da cena que ela tranca todos em cômodos diversos da casa, querendo evitar encontros e embaraços, mas fez mais desordem, pois ela é que estava sem entender por completo a necessidade e situação de cada integrante da história.

5 – Este filme poderia ¨ser visto¨(dito/chamado) como uma crônica a)Conceitue crônica.

Sim, o filme narrou fatos cotidianos com bom humor e no final do filme, Olímpia se dirige ao expectador como se estivesse conversando com o público, que é uma característica de alguns tipos de crônicas.

Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados à arte, esporte, ciência, etc.

Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica. Na crônica humorística, o cronista escreve o texto apresentando uma visão irônica e bem humorada dos acontecimentos.

b) Estabeleça uma linha de raciocínio entre a crônica e o filme afirmando ou negando porque (ou não poderia ser uma crônica do dia-dia).

Sim, o filme se encaixa neste tipo crônica, foi exposto  fatos do cotidiano com bom humor, em muitos momentos apresenta-se  uma visão irônica ou cômica dos acontecimentos em forma comentários, como no momento em que Eduardo ironicamente fala para Olímpia que tinha um quilômetro de namoradas, e temos as cenas em que Olímpia fala sozinha, expondo fatos que ela considera terrível ou as dificuldades que ela está tendo no desempenho de suas tarefas, em uma das cenas exclama alto e diz: “só bebendo”, não tem outros atores na cena, ela está falando sozinha tornado a cena cômica, e estabelece um paralelo direto com o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com