TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro: O SOBREVIVENTE

Por:   •  9/6/2016  •  Resenha  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

 PRATICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PEIEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

E DA COMUNIDADE

GEISA DIAS T. DA SILVA PEREIRA: RA 1508485

SINOP MT

2016

 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal Valdecir Dias Rodrigues está localizada na Rua Primavera, quadra 52 no distrito de Nova Fronteira, município de Tabaporã MT. O telefone para contatos é o 66 36011119. É uma escola de ensino fundamental custeada pela secretaria de educação.

Fundada em 1998 a escola leva o nome de um adolescente que morreu vitima de acidente com arma de fogo no ano de 1999. Hoje a escola tem um prédio novo todo em alvenaria, mas, alguns anos atrás era de madeira. Possui ao todo 10 salas, sendo elas: seis salas de aula, uma sala dos professores, uma secretaria, uma sala de articulação, uma biblioteca, uma cozinha, um lavatório, um almoxarifado, banheiros masculino e feminino, um refeitório aberto, um parquinho e uma quadra de esportes que ainda não foi inaugurada.

A escola atende em sua maioria, crianças da zona rural do assentamento da Gleba Mercedes I e II. Vale ressaltar que por se tratar de um dos maiores assentamentos de reforma agrária do país, algumas crianças fazem um trajeto de até 30 km, para chegar à escola, o que acaba causando certo desgaste físico. O transporte dos alunos é feito em ônibus do projeto caminhos da escola, do governo federal. São ao todo seis ônibus atendendo nos períodos matutinos e vespertinos.

O espaço físico da escola é compatível com o numero de alunos, porem faltam laboratórios de pesquisa e de informática e a biblioteca não tem espaço para leitura, apenas para guardar os livros. Por conta disso, projetos de leitura que, porventura pudessem sem desenvolvidos neste local têm que ser realocados para sala de aula, ou para outro local. Infelizmente a biblioteca só atende aos alunos.

Numa visão geral podemos dizer que é uma escola bonita e bem arejada. O ambiente externo tem pouca sombra, mas mudas já foram plantadas num projeto de arborização do ano passado realizado por professores e alunos.

CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO ESCOLAR

Quando da criação do regimento escolar foram realizadas sessões para discussão entre funcionários, e posteriormente levado em assembléia para aprovação.

 A escola é gerida pelo diretor (a), eleito de forma democrática pelos pais e funcionários após analises das propostas de cada candidato. É dada a comunidade escolar o direito a participação na elaboração final da proposta de governo dos candidatos, criando adequações e ressalvas quando necessárias. Existe também o CDCE (conselho deliberativo da comunidade escolar) que ajuda nas tomadas de decisões relevantes para a comunidade escolar.

A escola oferece o ensino fundamental a partir dos seis anos de idade conforme indicado pela legislação, no sistema de ciclos.

No inicio de cada ano letivo é elaborado um planejamento anual para cada disciplina. Este planejamento serve como principio norteador das atividades que serão elaboradas nas horas atividades (obrigatórias), e desenvolvidas nas salas de aula ou, em atividade extraclasse.

Alem das horas atividades, os professores também participam da formação continuada uma vez por semana e das reuniões ordinárias previstas no calendário escolar.

Por se tratar de uma escola em ciclos, o aluno é avaliado constantemente pelo professor que ao final de cada bimestre descrevem em uma ficha quais foram as conquistas, e as dificuldades a serem superadas. Destacam-se também quais as áreas que a criança tem mais afinidade e aquelas que necessitam de maior atenção. Quando necessário a criança recebe aulas de reforço e de articulação em horário que não comprometa o acesso a turma regular, alem de acompanhamento psicológico e fonoaudiólogo.

A escola tem buscado também, incluir os pais nesse processo educativo, que infelizmente ainda mantém o habito de ir à escola apenas quando solicitados.

Não há associações de pais e mestres, clube de mães ou grêmio estudantil.

Através da observação de conversas informais entre alunos, nota-se a expectativa deles em aprender coisas novas, uma delas é a computação.

O cronograma do ano letivo é o seguinte:

Bimestre

Inicio

Termino

15/02

29/04

02/05

14/07

02/08

30/09

03/10

21/12

Na ultima sexta feira de cada bimestre são realizadas reuniões de pais e mestres para apresentação de resultados, e de expectativas para o bimestre seguinte. Estas reuniões também servem para expor projetos futuros e pedir contribuição, como no caso da festa do dia das mães e da festa junina, que tem como objetivos integrar escola e comunidade e angariar fundos para complementar o orçamento escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (332.7 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com