TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o Romantismo no Brasil

Por:   •  17/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

O Romantismo no Brasil representa uma ruptura com a influência da cultura portuguesa, quando o Brasil, como colônia, era submisso á sua metrópole. O sentimento de valorização perante o espaço em que vive e a relação intimista entre homem e natureza são duas características fortes do Romantismo Brasileiro.

Foi impulsionado pelo inicio da atividade editorial e da imprensa periódica Foram criados os romances e os teatros nacionais.Gonçalves de Magalhães foi o responsável pelo primeiro livro de poesias desse período.

A poesia romântica repercutiu com efeitos locais , diferentes valores e tonalidades da literatura européia l como a dignidade do homem natural.O romantismo também foi marcado pela religiosidade, a retomada dos valores medievais e o a nova classe social: a burguesia.Que por meio de inúmeras revoluções contra a nobreza conquistou seu papel na sociedade.

Desenvolveu - se durante a primeira metade do século XIX, e é dividido em três fases:

Primeira geração: textos com características nacionalistas ( valorização da pátria ) , indianista e exacerbação do "eu".

O principal nome é Gonçalvez Dias que cantou a natureza brasileira como cenário das correrias e as aventuras do indígena bravo e leal.

Segunda geração: ultra romantica, mulher idealizada, subjetividade, escapismo,destasque para as questoes do eu lirico ,morte é um elemento recorrente nos textos desse período.

A principal influência é Lorde Bryon

Terceira geração: preocupação social, crítica social, luta por liberdade e igualdade,abandona a realidade interna ,critica a escravidão, patriotismo, e o condor como símbolo desse movimento.

Principal nome é Castro Alves( " O poeta dos escravos " )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com