TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Richard Avedon - Biografia Curta

Artigos Científicos: Richard Avedon - Biografia Curta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

Natural de Nova Iorque, Richard Avedon nasceu em 1923 em uma família de origem judaica-russa e teve os primeiros contatos com a fotografia aos 12 anos, no YMHA Camera Club . Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, Avedon serviu as forças armadas como fotógrafo Segunda Classe da Marinha Mercante. Durante os dois anos que esteve lá, usou a Rolleiflex com lente dupla que havia ganhado de presente de seu pai para fazer os retratos de identificação dos tripulantes. Foi nessa época em que adquiriu mais conhecimentos técnicos e começou a desenvolver um estilo dinâmico. Após dois anos, Avedon deixou a Marinha Mercante para trabalhar com fotografia de moda e estudar com o diretor de arte Alexey Brodovitch, no Laboratório de Design da New School for Social Research. Em 1945, ele montou estúdio próprio e passou a trabalhar como fotógrafo freelancer para diversas revistas como Theater Arts, Life, Look Magazines e Harpe’s Bazaar, onde se destacou rapidamente e, com o apoio de Brodovitch, teve ascensão meteórica. Lá ele desenvolveu uma abordagem original para fazer fotografias de moda: incentivadas por Avedon, as modelos eram colocadas em ação, atuando e sorrindo. Também nesta época, inspirado pelo fotojornalista e fotógrafo de moda Martin Munkacsi, Avedon saiu do estúdio e fotografou modelos nas ruas, em casas noturnas, arenas de circo e em outros lugares até então incomuns.

Ele era fascinado pela capacidade da fotografia de sugerir a personalidade de seus modelos: “As minhas fotografias não vão além da aparência externa. Tenho muita fé nela. Uma boa aparência externa está cheia de pistas.” disse ele, que fotografava poses, atitudes, estilos, roupas e acessórios como se fossem vitais.

Quando parou de trabalhar para a Harper’s Bazaar, em 1965, Avedon iniciou uma relação duradoura com a revista Vogue até 1988. Ele também estabeleceu parcerias criativas com a francesa Egoiste e com a norte-americana The New Yorker, onde revigorou seu estilo com dinamismo teatral. Além disso, ele fez peças publicitárias para marcas como Calvin Klein, Versace, e Revlon.

Mas alguns dos retratos mais extraordinários de toda sua obra são de seu pai, Jacob Israel Avedon, durante os últimos anos de vida. A difícil aceitação da doença e a consequente morte foram enfrentadas por ele com a fotografia, que sempre utilizou para superar momentos difíceis “é como se os sentimentos saíssem de dentro de mim e fossem colocados no papel” contou ele.

Avedon produziu e publicou vários livros ao longo dos anos, dentre eles Observations (1959), Nothing Personal (1964), Portraits (1976), Photographs 1947–1977 (1978) e In the American West (1985). Inúmeras personalidades como Marilyn Monroe, Beatles, Andy Warhol, Natassja Kinski, Truman Capote, Bob Dylan, Stravinsky e tantos outros foram registrados pelas lentes de Avedon, que faleceu em 2004 quando trabalhava em um ensaio para o The New Yorker. Além disso, ele estava desenvolvendo um projeto chamado Democracy, baseado na eleição presidencial de 2004 nos E.U.A.

“Para ser um artista, para ser um fotógrafo, é preciso nutrir coisas que as pessoas descartam” – Richard Avedon

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com