TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ritmos e Cultura Brasileira

Por:   •  20/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura brasileira e culturas brasileiras, tem a compreensão na diversidade cultural predominante no Brasil e na consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país. Entendendo uma herança de valores e objetos compartilhada por um grupo humano, uma síntese da influência dos vários povos e etnias. O conteúdo desenvolve o conceito de cultura ao abordar a indústria cultural, a cultura popular; e as relações entre as culturas brasileiras, como erudita e de massa. A asserção apresenta conhecimento comum, provoca modos de viver: a culinária, as roupas, as relações humanas, a moradia, hábitos de limpeza, práticas de cura e, relações de parentesco.

Não é possível falar de “cultura brasileira”, mas de culturas, estamos familiarizados a pensar na cultura brasileira no singular como se houvesse uma unidade prévia que ligasse manifestações materiais e espirituais do povo brasileiro, contudo sabemos que não existe uma estabilidade na sociedade moderna e de classes. A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígenas do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes.

Ao caracterizar as diversas culturas correntes na Cultura Brasileira, tendo sustentação no ponto de vista antropológico de cultura, exemplifica o conjunto de modos de viver, pensar e falar de uma determinada formação social e, ao mesmo tempo, deixar o conceito limitado, pelo qual cultura é apenas o mundo da produção escrita decorrida de opções das instituições de ensino e pesquisa superiores. A relação de cultura popular e erudita aponta um estado de desigualdade. Assim, a partir deste relato e distanciamento, pode nascer tanto como, uma demagogia populista, ou uma obra de arte.

A arte sob a visão da construção, conhecimento e expressão. O escritor se refere à concepção de arte, com o objetivo de levar o leitor a aproximar-se de um conceito mais completo da arte e do seu ensino, destacando a arte como conhecimento, como construção e como expressão. Estamos habituados a produzir uma oposição entre razão e emoção, subjetividade e objetividade, afetividade e cognição. Deste modo também organizamos a arte e ciência, sendo a arte apenas como forma de expressão e lazer, já a ciência como única capacitada de desenvolver conhecimentos.

Contudo, fazendo uma relação com o escrito “Darcy Ribeiro e o enigma Brasil: um exercício de descolonização epistemológica”, conectando a ideia do desafio da ausência de um modo distinto de idealização sociológica ao designar o pensamento brasileiro, não se deixando controlar padrões exógenos, ignorando a positividade das experiências existentes, seguido por um processo civilizatório acreditando que imaginação humana seja apta ultrapassar estes danos impostos historicamente. Compreende-se a noção de que a “Cultura” de um povo não remete somente as tradições do mesmo, mas de diversos povos que entraram em contato e fermentaram seus valores dentro de uma mesma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com