TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre as Instituições Sociais: Educação e Trabalho

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO AVALIATIVO DE SOCIOLOGIA – 3 º ANO DO ENSINO MÉDIO – 1º BIMESTRE – VALOR 8,00

Sobre as Instituições Sociais: Educação e Trabalho, responda:

Obs: O trabalho terá o valor de 8,0 pontos e será feito em grupo de no máximo 8 pessoas.

Trabalhos idênticos aos de outra equipe acarretará em nota zero.

“Ao mesmo tempo, a educação prepara os mais jovens para assumir diversos papéis sociais, educacionais e profissionais”. A esse respeito, discorra sobe a inclusão social e a educação brasileira na formação do jovem brasileiro.

R: A educação brasileira prepara o seu jovem de acordo com sua classe social

Exemplo: Um jovem rico estuda em uma escola particular e um jovem pobre em uma escola pública o jovem rico tem mais “base” do que o que estudou em escola pública não por ser esforçado, mais por ter melhores professores e a escola mais infraestrutura.

Analise a frase: “A educação no Brasil sob a ótica do papel que ela desempenha no controle social e na seleção intencional dos modelos de comportamento, acabam por promover mudanças e melhoram os relacionamentos sociais”.

R: A educação brasileira no papel ou seja na base dela era para promover interação social para que tenhamos um país unido e sem o famoso vandalismo.

Pode-se dizer que as relações de trabalho permanecem as mesmas ao longo da Historia? Justifique sua resposta utilizando exemplos.

R: Não. Antigamente as relações de trabalho eram muito mais preconceituosas exemplo: você e uma pessoa pobre e decide trabalhar em uma industria, hoje você pode crescer na hierarquia da empresa mesmo começando do menor posto,ja antigamente, você entraria como operario e sairia como operario mesmo depois de trabalhar 50 anos nessa empresa era muito raro alguem chegar muito longe começando do cargo mais baixo

Analise e indique a permanência de antigas formas de discriminação e desigualdades no mundo do trabalho.

R: Preconceito racial em algumas empresas, homofobia,discriminação com mulheres afirmando serem mais “frageis” e “sensiveis”

Reflita e diga o que sugere a seguinte afirmativa social: “A população negra está mais sujeita ao desemprego, permanece mais tempo em busca de trabalho e costuma ocupar postos de menor prestígio e remuneração e na base da hierarquia das empresas”.

R: A frase acima enfatiza o racismo nas empresas com o chamado “serviço de preto”

De que forma a Instituição Educativa prepara os jovens para assumir papéis ocupacionais e profissionais? E quais os comportamentos esperados por estes estudantes e futuros profissionais?

R: Hoje em dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com