TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superfícies: um novo quadro de design

Resenha: Superfícies: um novo quadro de design. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Superfícies: Novas Fronteiras para o Design

A problemática aqui pesquisada é caracterizada pela relação existente entre o design gráfico e a moda através de uma especificidade do design de superfície que é a criação de estampas para vestuário ou acessórios de moda. Busca-se mostrar a importância e a influência do trabalho estético e conceitual do designer gráfico na coleção de um estilista e na criação da imagem desta marca através das construções gráficas na estamparia. Sendo assim, a pesquisa pretende difundir o poder de transformação do design gráfico em uma coleção de moda, assim como a influência exercida pela subjetividade presente nas estampas desenvolvidas. Outro ponto relevante do projeto é a participação desta pesquisa no livro “Na rua: Pós-Grafite, Moda e Vestígios” que discute o design de superfícies em Belo Horizonte e cujo público-alvo são estudantes e profissionais da área.

Diversas razões justificam a realização desta pesquisa. Há uma necessidade de suprir a falta de publicações brasileiras específicas que propõem uma reflexão teórica sobre temas ligados ao design de superfície e ao tratamento da estamparia como parte desta recente modalidade do design, tanto para o campo acadêmico quanto para o campo profissional. Percebe-se também que é importante a elaboração de um estudo que destaque a necessidade do mercado brasileiro de um profissional interdisciplinar na área do design de superfície para a moda, ou seja, com embasamento entre a área da moda e do design gráfico. O processo de elaboração desta pesquisa contextualiza primeiramente a definição do design de superfície e como este está mais intimamente ligado à prática do design gráfico.

Este trabalho apresenta a importante relação do design gráfico e a moda, enfatizando que uma coleção de moda é transformada pela estamparia. Neste momento é mostrado que a estamparia pode ser pensada pelo design gráfico através dos parâmetros determinados pelo pesquisador Villas-Boas: aspectos formais, aspectos funcionais-objetivos, aspectos metodológicos e principalmente os aspectos funcionais-subjetivos ou simbólicos – ou seja, os significados e conceitos atribuídos pelo design de superfície ,a partir destes conteúdos, o projeto aborda o conceito de subjetividade coletiva produzida pelo design de superfície na moda. Ou seja, como os elementos simbólicos presentes nas estampas das roupas ou dos acessórios contribuem para a construção de formas homogêneas ou singulares de subjetividade, tanto para as marcas de moda quanto para os consumidores.

Design de Superfície como área do Design Gráfico- O design de superfície é uma atividade direcionada à criação de grafismos, texturas,ilustrações e diversos tipos de composições visuais para a aplicação em diferentes superfícies, sejam elas bidimensionais ou tridimensionais. Sendo assim, pode ser considerado, dentro do campo do design em geral, como uma área de atuação mais próxima do design gráfico, pois esse designer possui uma formação voltada ao uso de instrumentos técnicos e teóricos para a criação de imagens gráficas. A superfície pode ser trabalhada com diversas técnicas e idéias: ao mesmo tempo em que é possível imprimir desenhos sobre um suporte, é possível também fazer aplicações de diversas formas na superfície, como volumes que expandem o tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com