TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Sintese

Artigo: Quadro Sintese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 3

QUADRO SÍNTESE

Teorias-correntes/concepções behaviorismo psicogênese sóciointeracionismo

A) Nome da teoria Behaviorismo Psicogênese Sociointeracionismo

B) Autor principal do estudo Watson -skinner Piaget Vygotsky

C) Foco principal do estudo Construção do conhecimento Desenvolvimento Humano Foi o desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana como resultado de um processo sócio – histórico.

D)Concepção quanto aos(s) elemento(s)que mais influencia(m) o desenvolvimento humano O fato psicológico definido como concreto, a partir da noção de comportamento Considerar os conhecimentos já construídos pelo indivíduo e tomá-los como ponto de partida para o desenvolvimento As características humanas não estão presente desde o nascimento do indivíduo, nem são mero resultados das pressões do meio externo. Elas resultam da interação dialética do homem e o seu meio sócio-cultural.

E) Fonte de conhecimento para o homem Assimilação

Acomodação

Equilíbrio Relação indivíduo/sociedade

F) Visão de homem Comportamento está associado ao meio. É este, e só este, que causa as mudanças no comportamento. A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos Quando o homem modifica o ambiente através de seu próprio comportamento, essa mesma modificação vai influenciar seu comportamento futuro.

G) Influencias/efeitos/aplicação da teoria na educação Controle e organização das situações de aprendizagem Definir a fase de desenvolvimento oferecendo possibilidades de crescimento no desenvolvimento do indivíduo O nível de desenvolvimento mental de um aluno não pode ser determinado apenas pelo que consegue produzir de forma independente, é necessário conhecer o que consegue realizar, muito embora ainda necessite do auxílio de outras pessoas para fazê-lo.

H) Papel da educação/professor no desenvolvimento humano Auxiliar a descrever nossos comportamentos em qualquer situação

EHAVIORISMO

QUADRO SINTESE – BEHAVIORISMO

A) NOME DA CORRENTE/TEORIA

- Behaviorismo; vem do termo inglês “behavior” que significa comportamento. Também chamado de Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Analise Experimental do Comportamento, Analise do Comportamento.

B) AUTOR PRINCIPAL DA CORRENTE/FUNDADOR

- John Broadus Watson, 1878-1958; Behaviorismo.

- Burrhus Frederic Skinner, 1904-1990; Behaviorismo radical

- Ivan Petrovich Pavlov, 1849-1936; estimuloresposta

C) FOCO PRINCIPAL DO ESTUDO DA CORRENTE/TEORIA

- Estimulo Resposta, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente; as ações do individuo são respostas aos estímulos causados pelo ambiente onde vive, onde ele é criado. O comportamento é a base da Psicologia na teoria Behaviorista. E todo comportamento é adquirido durante a vida do individuo.

D) CONCEPÇÃO DA CORRENTE/TEORIA, QUANTO A(OS) ELEMENTO(S) QUE MAIS INFLUENCIA(M) O DESENVOLVIMENTO HUMANO

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com