TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE AVALIATIVA – PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Por:   •  21/6/2015  •  Bibliografia  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 11

SÍNTESE AVALIATIVA – PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

O Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela portaria ministerial nº1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - DCNEM (resolução CNE - CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012).

O incentivo não se deve dar pela obrigatoriedade e sim pelo interesse na mudança que se faz necessário e tem sido gritante em nossos alunos.        O curso privilegia a articulação entre teoria e a prática no processo de formação docente, fundado no domínio de conhecimentos científicos e didáticos. Considera a escola como lócus de formação continuada e (re)construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico em suas articulações com as concepções de juventude e direito a qualidade social da educação.

        Todas as propostas de mudanças são validas, quando as pessoas estão abertas a elas, o que torna o processo mais ameno e rápido. A primeira etapa apresenta um conjunto de temas fundamentados nas DCNEM, para subsidiar a formação continuada do professor.

        O objetivo é possibilitar a compreensão das diretrizes curriculares nacionais, criando-se um espaço para reflexão coletiva sobre a prática docente e a importância da participação de todos os atores do processo educativo e na reescrita do Projeto Politico - Pedagógico. Essas discussões orientam no (re)desenho do currículo do Ensino Médio.

        Essa etapa consiste na abordagem dos campos temático: Ensino Médio e formação humana integral; O jovem como sujeito do Ensino Médio; O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral; Organização e gestão democrática da escola; áreas de conhecimento e integração curricular e Avaliação no Ensino Médio.

        O Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio tem sido de grande valia para o trabalho docente, pena que nem todos os professores tem a oportunidade de participar, alguns por falta de tempo, outros por falta de vagas e a maioria por falta de interesse, o que não permite uma (re)construção significativa do Ensino Médio nas escolas.

        Se o estudo elencado com o trabalho docente for entrelaçado poderá ser visto uma mudança, mesmo que numa minoria de profissionais, mas é desta forma que se inicia o processo de mudança, pois se cada um fizer sua parte no processo, o resultado será visível em um pequeno espaço de tempo. Com o lançamento do Pacto pelo Ensino Médio, o país dá um importante passo rumo à garantia de um ensino mais condizente com as necessidades do estudante do ensino médio.

      Este programa surge diante do atual estado de crise do Ensino Médio em todo país, que pode ser facilmente constatado nos altos índices de evasão e repetência diagnosticados até o momento. É deste fato que surge uma questão que merece toda nossa atenção: Quais fatores levam nossos jovens estudantes a abandonarem ou reprovarem o Ensino médio?

Diante de tal questionamento é que surge o Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, que segundo Flores:

Esta política pública tem como objetivo principal a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos atuantes no ensino médio, promovendo desta forma o aperfeiçoamento da formação e a valorização deste profissional. (FLORES, 2014.p.1)

Portanto, esta política pública está comprometida não só com a formação de professores para atuar no ensino médio, mas também com sua valorização além de fortalecer o ensino tornando-o mais significativo para os sujeitos envolvidos e garantindo uma formação humana integral.

A inserção do Pacto no CEEBJA – Teotônio Vilela não ocorreu de maneira fácil, em um primeiro momento houve a recusa por quase todos os professores que por uma série de motivos justificaram a sua não adesão ao programa, entretanto a diretora da escola reuniu o grupo e explicou a importância da adesão dos professores ao programa, mas mesmo assim apenas um pequeno grupo optou em participar do Pacto.

Os alunos do CEEBJA – Teotônio Vilela são jovens e adultos que procuram esta escola por que já sabem dos prejuízos em ter abandonado seus estudos, muitos se matriculam por exigência das empresas que trabalham e outros por que sabem que sem formação dificilmente iram conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Esses alunos chegam à escola cansados devido a uma jornada de trabalho exaustiva, e também desmotivados pela idade irregular à série que estão matriculados, não vem muito fundamento em estudar a grande maioria vê a escola como uma obrigação.

Foi com base nesta constatação que direcionamos o nosso trabalho, motivar estes alunos era nosso grande desafio e assim um questionamento surgia em nossos encontros: como ensinar esse grupo bastante específico de forma coerente com a sua realidade?

Muitos foram os desafios enfrentados no decorrer do processo de formação, é evidente que o primeiro enfrentado foi o citado anteriormente a não adesão dos demais professores da escola que optaram em não participar do programa, visto que muitos consideravam a carga horária extensa e outros o dia determinado para a realização dos estudos o sábado inadequado.

Deparamos, ainda com outro problema, as mudanças que seriam feitas no processo de ensino dos alunos, pois a partir dos primeiros estudos realizados os professores envolvidos no Pacto sentiram a necessidade de conhecer melhor os alunos, e assim iniciamos um processo de sondagem e com base nos resultados obtidos propomos aos demais professores um trabalho mais contextualizado e integrado entre as disciplinas, o que não foi aceito de imediato e que ainda tem sido rejeitado por alguns por demandar um tempo extra de planejamento.

Este fator se torna um agravante na medida em que uma das propostas do Pacto é justamente a formação e capacitação de professores que atuam com alunos do ensino médio. Sem a adesão de todos os resultados são lentos e alcançar os objetivos se torna cada vez mais complicado.

Superar estes desafios se tornou para nós um motivo de luta dentro da escola, nosso grupo relativamente pequeno deu inicio aos trabalhos e aos poucos outros professores foram aderindo a essa nova proposta, porem de forma bastante sutil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com