TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Por:   •  20/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

FLÁVIA GOMES DOS SANTOS

OS DESAFIOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

TUTOR: JENILZA SPINASSE MORELATO

ARACRUZ-ES

2018

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

FLÁVIA GOMES DOS SANTOS

OS DESAFIOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Trabalho Final de conclusão do Curso Competências Básicas no âmbito do Programa Formação pela Escola.

TUTOR: JENILZA SPINASSE MORELATO

ARACRUZ-ES

2018

RESUMO

O presente trabalho visa analisar os desafios do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no Município de Aracruz-ES no cenário da formação dos professores alfabetizadores e sua atuação em sala de aula tendo em vista seus desdobramentos e implicações no complexo educacional.

O Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), promovido pelo governo federal e firmado junto aos estados e municípios objetiva a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização, propiciando ações articuladas de formação continuada, utilização de materiais didáticos e pedagógicos, avaliação, gestão e mobilização social.

Verifica-se que em Aracruz a formação continuada aos cursistas é produtiva, uma vez que proporciona uma reflexão mais crítica sobre as práticas pedagógicas bem como alternativas de condução do fazer didático dos alfabetizadores, principalmente na reelaboração de novas estratégias de ensino. Faz-se necessário, porém, um aprofundamento e continuidade de estudos nesse programa e ainda uma ampliação e aprofundamento de estudos teóricos sobre alfabetização e letramento em consonância com a alfabetização matemática, avançando os processos de ensino e aprendizagem nessa etapa de ensino, principalmente no âmbito da avaliação.

Nesta perspectiva investigamos a concepção de formação continuada expressa no PNAIC, a partir do estudo teórico e de observações, apresentamos o presente trabalho a fim de provocar reflexões e análises que permitam compreender os caminhos a serem percorridos para que o município de Aracruz solucione os problemas relacionados com a educação nessa fase do Ensino Fundamental.

Palavras chaves: Alfabetização, Reflexão, Ensino.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................06

3. CONCLUSÃO.........................................................................................................08

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................09

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade o cumprimento da atividade final do Curso Competências Básicas do programa de Formação pela Escola oferecido pelo FNDE.

O município de Aracruz tem aproximadamente 103 mil habitantes e conta com 16.000 alunos regularmente matriculados na rede Municipal que oferta a educação infantil ao Ensino Fundamental de 9 anos.

A Secretaria Municipal de Educação nas definições e implementações das políticas educacionais, planeja suas ações considerando os princípios definidos para a Rede Municipal de Ensino devidamente explicitados no plano Municipal de Educação com vigência para 2015 a 2025, que contendo metas e estratégias para o alcance da melhoria da qualidade da educação sendo que a maioria das metas tem previsto a parceria dos entes Federados em especial com as políticas do governo federal através dos programas financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE.

Com a missão de prestar assistência técnica e financeira e execuções das ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos, o FNDE torna-se referência na implementação de políticas públicas, tendo de fundamental importância para o município de Aracruz onde atua com diversos programas, entre ela podemos citar: PNAE – Programa Nacional de alimentação Escolar; PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar; PNLD – Programa Nacional do Livro Didático; PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola; Programa Caminho da Escola, dentre outros.

Diante de uma situação vivenciada pelas escolas da Rede Municipal de Aracruz neste ano de 2017, onde constatamos que a formação dos professores no PNAIC -  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pode sofrer descontinuidade tanto na formação ou no trabalho durante ciclo de alfabetização, ocasionada pela rotatividade de alfabetizadores não efetivos da rede,  as proposições aqui apresentadas possam contribuir com o Município na gestão das ações do PNAIC.

2. DESENVOLVIMENTO

O PNAIC estabelece os padrões de desempenho esperado pelos alunos ao final do processo de alfabetização, o que representa que o aluno deve ter condições de ler e compreender textos de diferentes gêneros diversos. Nesse sentido, a formação de professores alfabetizadores representa uma ação primordial para o alcance desse objetivo.

De acordo com Silva (2007, p.100), a tendência crítico-reflexiva da formação continuada de professores, compreende que existe a necessidade de estimular os docentes a se apropriarem do saber, de modo a construir autonomia e concretizar uma “[...] prática crítico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e o saber derivado da experiência docente”. Assim, a própria prática pedagógica torna-se objeto de estudo, reflexão e pesquisa.

Dependendo do planejamento e didática da escola o aluno pode desenvolver estratégias de localizar informações presentes no texto. São muitas as dificuldades enfrentadas pelos professores para avaliar um aluno no processo de aprendizagem. A transposição didática da aprendizagem nos cursos de formação permite que em sala de aula através de observações e diálogos com os alunos ocorra uma compreensão que vai além do que eles demonstram saber, mas também as suas características e interação do meio em que vivem, evidenciando medos, anseios e até mesmo inseguranças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com