TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - relatório

Por:   •  9/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

PACTO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA

Município: Curral de Dentro /MG

Orientador de Estudos: Ana Rosa Santana Campos Ferreira

Professor(a) – Alfabetizador(a): Ivete Ferreira Barbosa

Escola: Municipal Felipe dos Santos

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA

Curral de Dentro/MG

Novembro/2014

        Este relatório tem como finalidade relatar as atividades inerentes ao Curso Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no município de Curral de Dentro, MG, e sendo colocado em prática na Escola Municipal Felipe dos Santos, Zona Rural, comunidade de Passagem de Pedra.

        A turma a qual leciono é multisseriada, composta por 05 alunos do pré-escolar e 07 alunos do primeiro ano.

        No início do ano letivo foi feita uma avaliação diagnóstica com o objetivo de saber o nível de aprendizagem que se encontravam os alunos. Entre os 07 alunos do primeiro ano apenas 4 alunos tinha pouco domínio no sistema de escrita alfabético e pouco conhecimento prévio de números e operações e os demais alunos apresentou dificuldades nestes eixos. Mas, percebi que os alunos tinham facilidade de expressar suas idéias, opiniões e sentimentos oralmente.

        Diante das dificuldades detectadas pelos alunos de baixo desempenho, desenvolvi trabalhos diversificados, fazendo uso de diversas estratégias, como: Leituras deleite, reconto, rodinhas de conversa, brincadeiras, jogos pedagógicos, atividades com material concreto manipulativos, gêneros textuais.

        Com os estudos do curso Pacto e apoio pedagógico da escola desenvolvi atividades diferenciadas e contextualizadas. Houve um avanço significativo na aprendizagem dos alunos em relação as dificuldades apresentadas. No final analisado avaliei que no eixo da leitura: 04 alunos lê textos, com autonomia, lê em voz alta com fluência em diferentes situações, reconhece finalidades de textos lidos pelo professor.

        Na oralidade participa de interações orais em sala de aula, argumentando e respeitando os turnos da fala. E na apropriação do sistema de escrita tem um bom desempenho em todos os direitos. Dois alunos lêem palavras e frases curtas. Na disciplina Matemática, dos 07 alunos do primeiro ano, 06 já identificam números em diferentes contextos e funções, utilizam diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconhecem sua necessidade e associa a denominação do número a sua respectiva representação simbólica.

        Na turma houve dificuldade no trabalho com um aluno, onde o mesmo ausentava muito das aulas devido acompanhamento médico por problemas de saúde. Mesmo assim esse aluno, escreve o nome, conhece as letras do alfabeto e escreve os números de 0 à 10.

        Sabendo-se que no meu trabalho o principal problemas que detectei foi antecessor e sucessor e medidas de grandezas: estimativas e medidas do decorrer do tempo usando antes ou depois, ontem ou amanhã dia ou noite, priorizei trabalhar calendário na Sequência Didática "Só um minutinho", da autora: Yuyi Morales, na tradução de Ana Maria Machado.

Sequência Didática Só um Minutinho

Eixos:  

  • Leitura: Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura. Identificar a finalidade e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte e da contextualização do texto. Levantar e confirmar hipóteses relativa ao conteúdo do texto que está sendo lido.
  • Produção Escrita: Produzir textos através de desenhos. Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
  • Oralidade: Participar das interações cotidianas em sala de aula, escutando com atenção e compreensão, respondendo as questões feitas pelo professor.
  • Números e Operações: Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade (contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos). Resolver adições e realizar contagens. Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica. Identificar posição de um objeto ou número numa série explicitando a noção de sucessor e antecessor. Reconhecer a sequência numérica de 1 a 20 e identificar o número que falta na sequência.
  • Grandezas e Medidas: Estimar e medir o tempo usando antes ou depois: ontem ou amanhã, dia, semana, mês e ano.

        1º Momento: Apresentação do livro do conto "Só um minutinho". Exploração oral da capa: formato, cor, textura, autora, tradutora, editora e ano. Leitura deleite do conto, rodinha de conversa dos momentos da história. Levantamento de hipóteses, ilustração do conto.

Jogo do dado: Duas equipes e 10 fichas numeradas de 1 a 10 e 10 fichas escritas com os momentos do conto: 1- Casa varrida. 2 Bules de chá. 3- Pilhas de tortilhas. 4- Frutas para uma salada. 5 - Queijos derretidos. 6. Panelas de comida. 7 -  Pinhatas cheias de balas. 8 - Pratos de comida. 9- Lindos Netos. 10 - Senhor esqueleto.  Um aluno de cada equipe retira uma ficha na qual está virada para baixo e em seguida, a equipe que trazer a resposta ganha ponto. O ganhador deve dizer o antecessor e o sucessor do número de ficha.

        2º Momento: Leitura coletiva feita pelos alunos do primeiro, cada com seu livro encadernado. Apresentação do texto calendário, rodinha de conversa sobre o texto, sua função e finalidade, mostrando que ele é um instrumento de medida de tempo. Foi feito uma exploração de dias da semana, ontem, hoje, o mês, ano e os números vizinhos. Logo após, fizemos uma brincadeira com o jogo: Calendário dinâmico. Regra - 1 dos jogadores escolhe um dia no calendário e sem deixar o adversário ver, escreve um número numa folha de papel, o outro jogador deverá descobrir o número que foi escrito fazendo perguntas ao primeiro jogador, este deve responder dizendo sim ou não. Se acertar ganha.

        3º Momento: Leitura coletiva feita pelos alunos do primeiro ano o conto "Um só minutinho". Exploração oral do texto calendário, mês, ano, dias, semana e sucessor e antecessor dos números. Logo após fizemos a brincadeira com o jogo: O que mudou? Regra: Fichas numeradas de 1 a 20, depois o professor retira uma ficha com os alunos virados para trás sem ver, depois o aluno procura descobrir a ficha faltosa e dizer seu sucessor e antecessor.

        4º Momento: Leitura coletiva feita pelos alunos do primeiro ano. Exploração oral do texto calendário do mês de novembro, dias, mês, ano, semana, antecessor e sucessor dos números. Logo após fizemos a brincadeira com o jogo: Cubra o Interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (89.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com