TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - TEATRO NA EDUCAÇÂO

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.824 Palavras (24 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Taboão da Serra

2016

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

Teatro na Educação

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à (Anhanguera), como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em (Artes Visuais).  

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)


Dedico este trabalho...

Hilma Dativa, mãe


AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus professores e aos meus colegas, principalmente a Mislene Almeida que vem se mostrando uma parceira dedicada a ajudar.


RESUMO

Há uma necessidade muito grande de se expressar, principalmente nos jovens em sua formação, desde as crianças da educação infantil até os adolescentes do ensino fundamental e médio. Essa necessidade de expressão aumenta conforme o crescimento e por essa necessidade de conhecimento e expressão que o teatro tem grande importância no processo de canalizar essas informações e direcioná-las a um campo educacional que terá a base necessária para fazer um cidadão completo, aquele que constrói e critica de forma consciente, pois se vê como um formador de opinião e parte do processo de evolução social.  O teatro tem uma enorme proporção de possibilidades, pois é uma ferramenta múltipla, constituída de embasamentos essenciais para humanidade e sua história de construção sociocultural, essa arte é usada para instigar as pessoas a pensar e agir de maneira crítica favorecendo o desenvolvimento de um cidadão e sua sabedoria.

Palavras-chave: Teatro; Educação; Escola; Conhecimento.


ABSTRACT


There is a great need to express themselves, especially in young people in their education, since children from kindergarten to teenagers elementary and high school. This need for expression increases as the growth and the need for knowledge and expression that the theater has great importance in the process of channeling this information and direct them to an educational field that will have the necessary foundation to make a full citizen, one who builds and criticizes consciously, because it sees as an opinion leader and part of the social development process. The theater has a huge proportion of possibilities, it is a multiple tool, consisting of essential emplacements for humanity and its history of social and cultural construction, this art is used to instigate people to think and act critically favoring the development of a citizen and his wisdom.

Key-words:     Theater;     Education;     School;     Knowledge.



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

2        O Caminho do teatro na escola        15

3        As dificuldades do teatro na educação        20

4        Como trabalhar O Teatro na Disciplina Artes        24

CONsiderações finais        22

REFERÊNCIAS        23



  1. INTRODUÇÃO

     A educação brasileira vem sendo construída e aperfeiçoada ao longo dos anos de forma que a aprendizagem se torne cada vez mais eficaz, possibilitando a formação de um cidadão, consciente, crítico e criador, e não apenas, ‘’tecnólogo’’, ou seja feito para indústria, mas sim, para a sociedade como um formador de opinião.            Em toda história da educação há presença dos campos das artes: Artes Visuais, Música, Dança e o Teatro, sendo estes um dos currículos que viabilizam o processo de se tornar um formador de opinião.  Dentro do campo das artes o teatro veem   destacando cada vez mais no meio educacional, pois de maneira simples e sem muitos recursos possibilita que o aluno se torne o mediador de conhecimento para os demais, de diversas formas, lúdicas, seminários, performáticos, sensoriais etc. Sempre embasados pela didática, não somente buscando entretenimento, mas sim o conhecimento em qualquer área de estudo, inclusive no meio cultural onde se destaca a literatura e o folclore. O teatro é de extrema importância, pois se encaixa em qualquer espaço, se molda em qualquer situação e consegue trazer a plenitude daquilo se busca através de uma encenação constituída de um fundo verdadeiro, criado pelo homem e para o homem como uma ferramenta de construção social.

  1. Problema de Pesquisa

O teatro pode ser usado na educação? Há muitas controvérsias quando falamos de arte, pois a sociedade vê a arte como algo desnecessário que serve apenas como entretenimento, mas a arte e especificamente nesse caso o teatro serve como didática de ensino, permitindo que aluno e professor criem um elo de troca de informações abrangente que vai possibilitar o aprendizado de forma enraizada, pois o aluno faz parte do processo de criação, e o teatro contribui para o ensino de uma forma artística, social e emocional, podendo dessa forma contribuir para formação educacional de qualquer pessoa, pois estará envolvido em uma base constituída de relacionamento com a humanidade em busca de si mesma.

  1. Objetivos do Trabalho

Geral:    

É primordial que o teatro seja utilizado como instrumento de metodologia de ensino no ambiente escolar, visando o desenvolvimento das capacidades latentes dos alunos, por exemplo, intelectuais, colaborativas, histórico – social, culturais e sensoriais.

Específicos:

  • Ampliar as relações sociais e culturais dos alunos.
  • Trabalhar a memorização e concentração.
  • Trabalhar leitura e interpretação
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de imaginação.

Nos capítulos a serem apresentados será falado o quanto é importante o teatro na educação e será apresentado autores que veem defendendo essa ideia de melhoria social educativa.

No capítulo 1 será falado do caminho do teatro na educação, que já a muito tempo veem se desenvolvendo e sendo repreendido por governos opressores, será falado também as vantagens de se ter o teatro na educação. No capítulo 2 será apresentado as dificuldades do teatro na escola, mesmo tendo somente vantagens á muitas dificuldades que prejudicam a existência do teatro na escola, um dano social, cultural e emocional, serão explicados as soluções para esses problemas e as opções de melhorias. Já no terceiro e último capitulo é apresentado as formas de se aplicar o teatro na disciplina Artes, á uma imensidão de possibilidades e o teatro com sua interdisciplinaridade permite um estudo abrangente de diversas áreas, contribuindo para a formação completa do aluno a partir dessa linguagem que se complementa com todas as outras e é tão necessária quanto qualquer uma para desenvolver um cidadão que se entendera no meio em que vive e fara mudanças consideráveis para o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (344 Kb)   docx (83.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com