TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhas transparentes

Seminário: Telhas transparentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Seminário  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

O artigo escolhido foi LUZ ACIMA DE TUDO- Telhas Transparentes, escrito por Simões Neto, encontrado nas páginas oitenta e seis, oitenta e sete, oitenta e oito, e, oitenta e nove da Revista periódica Arquitetura & Construção, Edição dezembro de 2012.

Logo nas primeiras linhas pode-se perceber a proposta dos autores deste artigo, que seria discutir uma solução simples e rápida para iluminação zenital em residências, apontando de uma forma breve, vantagens,desvantagens, manutenção, custo e propondo soluções utilizando telhas transparentes.

Todo Projeto que não teve soluções adequadas para obter uma boa iluminação, tem uma solução sustentável. A telha transparente. Segundo a arquiteta Ana Perlla " as telhas transparentes são eficientes transmissores da luz natural e oferecem resistência a temperaturas altas e baixas"citado na página 88. O engenheiro Eduardo Tavares Carneiro ainda aponta algumas desvantagens, como o alto custo das telhas transparentes e quando utilizadas em grandes áreas, o espaço tende a ficar mais quente do que um espaço que se utilizou telhas de concreto ou outro material. pois com a telha transparente há uma passagem direta do calor do sol. Ele ainda complementa " o ideal é aproveitar pontualmente os modelos translúcidos". citado na página 88.

Porém, as telhas transparentes oferecem vantagens, tais como: se aplicadas no sótão evita a proliferação de morcegos e fungos na estrutura de madeira do telhado, além das telhas de vidro e policarbonato é possível encontrar telhas de acrílico, pet reciclado e fibra de vidro.

Antes da instalação, um engenheiro ou arquiteto devem estimar a quantidade de pontos de iluminação necessários. O engenheiro Eduardo Lazzati ainda destaca que é necessário observar se as telhas transparentes encaixam nas existentes, se a inclinação mínima das telhas está de acordo com o telhado onde serão colocadas e ainda se a estrutura está estável.

Acredito que essa técnica seja mais utilizada em residências que na elaboração de seu projeto, não foram levados em consideração as técnicas de iluminação natural e em climas mais frios. Utilizando essa técnica após a execução do projeto, é necessário algumas alterações, tais como a própria substituição das telhas, abertura de um "poço" na laje da cobertura ( se existente), consultoria de um arquiteto ou engenheiro, vedação,ventilação, mão de obra especializada e acabamentos necessários para um melhor aproveitamento da luz.Sua limpeza é necessária quando sua transparência estiver prejudicada, utilizando um pano e água, evitando produtos corrosivos ou abrasivos em modelos como de acrílico, policarbonato e pet

Assim como as edificações com "pele de vidro", residências que utilizam esse tipo de telha em toda cobertura é melhor aproveitada em climas mais frios, assim utilizando o calor proveniente das radiações solares para a iluminação e aquecimento interno, utilizando assim adequadamente e sustentavelmente a iluminação natural, tornando a residência mais confortável. Se as telhas forem utilizadas em toda cobertura em um clima tropical como o do Brasil, será produzida uma espécie de estufa, criando assim, mais um problema em relação ao conforto na casa.

Os materiais que podem ser empregados nas telhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com