TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Jean Watson (Teoria transpessoal)

Por:   •  11/5/2015  •  Exam  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  1.515 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria de Jean Watson (Teoria transpessoal):

  • Objetivo Metodológico:

O grupo tem por objetivo evidenciar os pensamentos de Jean Watson em relação aos cuidados de saúde exercidos pela Enfermagem, e enfatizar a Teoria do Cuidado Humano dentro de uma estrutura holística, a partir de sua trajetória.

  • Introdução:

Jean Watson desenvolveu sua teoria entre 1975 e 1979, nesta época ela lecionava na Universidade do Colorado, sua teoria foi resultado de pesquisas feitas no decorrer do seu doutorado em clínica e psicologia social.

Sua teoria é focada em vários níveis que estão intrinsicamente ligados; o pessoal, os outros indivíduos, comunidades, mundo, universo. Atingindo a plenitude do cuidado de forma holístico, remetendo-se a uma perspectiva, humanística, onde a reprocidade entre o profissional e o paciente alcance um cuidado mais ético, moral e humano.

  • Biografia:

Nasceu em uma pequena cidade na Virginia Ocidental, em 1940. Formou-se na Lewis Gale, Virginia, em 1961. Recebeu seu bacharelado em Enfermagem a Universidade de Colorado, em Boulder e futuramente fez mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e de saúde mental também na Universidade do Colorado. Exerceu Enfermagem particular como consultora clínica, enfermeira pesquisadora, membro o corpo docente e administradora educacional, á foi convidada a dar palestras em vários países como Israel, Canadá, Japão, Austrália e Taiwan, além dos Estados americanos Sua pesquisa tem sido na área do cuidado humano e da perda.

  • Metodologia:

Watson publicou em 1979, o livro ‘’The Philsophy and Science of Caring’’,trazendo uma nova visão para o cuidado da enfermagem, com um filosofia concentrada no cuidado, deixando explícito que a interação enfermagem-paciente vai além de suas atribuições. Está baseada em pressupostos fenomenológico existenciais onde o cuidado humano transpessoal irá se sobrepor ao conceito e visual, transformando, gerando e potencializando o processo chamado Heling, esse processo seria a recomposição, restauração e reconstituição do indivíduo, mas não deverá ser visto como cura.

Watson modificou sua teoria, esta ocorreu na década de 80, reforçando ainda mais o respeito pelo sagrado, sem divisões de espaço tempo ou nacionalidade. Em 2005 o conceito “carative’’ foi mudado para “caritas’’, e sua teoria passou a chamar-se de “caritas e communitas’’, onde o foco é uma atenção cuidadosa, delicada, sensível, estabelecendo um vínculo mais estreito entre enfermagem-cliente.

Essa teoria por não ter um modelo de aplicabilidade, como vemos em outras teorias, acaba tendo pouca aplicação prática, havendo assim a necessidade de mais pesquisas a cerca desta teoria, para que seja de fato implementada as instituições.

Seus estudos mostram o cuidado através de um foco humano, uma arte e não apenas uma ciência exata. Ao longo de sua jornada dedicou-se em passar adiante os que seriam as satisfações das necessidades humanas, a importância do cuidado, do ambiente, das mudanças e principalmente do cliente como ser humano e não com a patologia estampada. Leva a um autoconhecimento do próprio profissional de enfermagem, ajudando tanto ao paciente como ao Enfermeiro.

Os fatores de cuidado derivam da expectativa humanística, atrelados à base de conhecimentos científicos e ao conceito de reciprocidade que deve haver entre o enfermeiro e o paciente. Dez fatores de cuidado são a base para o cuidado transpessoal em sua visão holística:

  1. Formação de um sistema de valores humanístico-altruísta;
  2. Estimulação da fé-esperança;
  3. Cultivo a sensibilidade para si e para os outros;
  4. Desenvolvimento do relacionamento de ajuda-confiança;
  5. Promoção e aceitação da expressão de sentimentos positivos e negativos;
  6. Uso sistemático do método cientifico de solução de problemas para tomar decisões;
  7. Promoção do ensino aprendizagem interpessoal;
  8. Provisão de um ambiente mental, físico, sociocultural e espiritual sustentador, protetor e/ou corretivo;
  9. Auxílio com a gratificação das necessidades humanas;
  10.  Aceitação das forças existenciais e fenomenológicas.

Esta teoria também abrange sete pressupostos sobre o cuidado, Estes são:

  1. O cuidado pode ser efetivado, demonstrado e praticado apenas interpessoalmente;
  2. Consiste de fatores que resultam na satisfação de determinadas necessidades humanas;
  3. Promove a saúde e o crescimento individual e familiar;
  4. As respostas do cuidado aceitam a pessoa não apenas como ela é agora, mas como ela poderá ser;
  5. O ambiente de cuidado é aquele que oferece o desenvolvimento potencial, enquanto permite que a pessoa escolha a melhor ação para si, em determinado momento.
  6. Centralizado no cuidado e não na cura, de modo que sua prática integra o conhecimento biofísico ao comportamento humano para gerar ou promover a saúde e proporcionar atendimento aos que estão doentes;
  7. O cuidado é a essência da prática de enfermagem e é fundamental à Enfermagem.

Jean demonstra que através de sua teoria o conhecimento do ser humano deve ser amplo em todos os aspetos, conhecendo ao próximo como a nós mesmos, podendo assim trabalhar melhor em função de suas necessidades e assim promover a saúde e a recuperação se um ser humano.

  • Conclusão:

Os estudos e pensamento de Jean Watson trouxeram um avanço muito significativo para todas as esferas que envolvem o cuidar e vem sendo aplicados em diversas partes do mundo e alcançando resultados significativos que buscam a cura e o bem do clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com