TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Arte

Por:   •  23/8/2021  •  Abstract  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

Maringá - 2021

RESUMO

Foi verificada a calibragem da Pipeta e Bureta, por meio da fórmula de volume, aplicada na massa da água destilada (com base em sua densidade referente à temperatura) a fim de obter-se o volume real destas vidrarias volumétricas. Em seguida foi calculado a porcentagem de erro, relativo a capacidade teórica demarcada.

INTRODUÇÃO

A calibração de vidrarias é bem simples, envolve a determinação da massa de água contida na vidraria subtraindo o peso de um frasco erlenmeyer vazio do peso de um frasco erlenmeyer com a medida de Água destilada à ser analisada (segundo o material a ser inspecionado neste caso: Pipeta e Bureta). É aferida a temperatura da água; a partir de sua densidade na temperatura medida, calcula-se o volume. É importante lembrar que é utilizada a densidade da água como medida padrão, pois a água pode ser descartada, em seguida é aplicada a fórmula do erro relativo.

Este processo é feito com a intenção de analisar o erro relativo entre o volume teórico e o verdadeiro, para determinar se a porcentagem de diferença é aceitável, ou não.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Materiais e reagentes:

Água destilada;

Béquer de 50ml;

Pipeta volumétrica de 10ml;

Conta-gotas;

Bureta de 25ml;

Erlenmeyer;

Balão volumétrico de 100ml;

Funil de vidro.

O procedimento experimental é dividido em dois experimentos de calibração de vidrarias.

Pipeta

Foi iniciado com dois béqueres, enchendo um deles com água destilada e medindo a temperatura da água, após isso foi lavada uma pipeta de 5ml e pipetados 5 ml do béquer com água e colocado no erlenmeyer, é necessário lembrar que é necessário pesar o erlenmeyer vazio antes de colocar a água destilada, e pesar também com água na quantidade indicada. Como os valores das pesagens foi calculado o erro relativo entre os volumes e também o volume médio. A partir da temperatura da água é possível saber a densidade da água. Junto com os valores da densidade da água e dos volumes foi realizado os cálculos necessários para se obter o resultado.

Bureta

Primeiramente verificar se a bureta está funcionando normalmente. Após isso encher a bureta até seu volume máximo. Como no tópico anterior vamos pesar o erlenmeyer vazio, depois transferir da bureta para o Erlenmeyer 10 ml com a ponta da bureta encostada em um ângulo de 45° na parede do erlenmeyer e pesar novamente, esse processo deve se repetir três vezes e quando realizar os cálculos devemos tirar uma média entre eles para obtermos um cálculo com mais exatidão.

RESUMO E DISCUSSÃO

Com os experimentos e cálculos obtivemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com