TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tutor

Tese: Tutor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Tese  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

o artista educador

A Arte é o sensibilizante. O artista é o piloto comandante da viagem interior e descoberta, experiência que promove a educação sensível, socializa a Cultura e aprimora a Vida em seu todo.

A tarefa de educar o homem por meio da arte sinaliza mudança à vista. E isto pode resultar na possibilidade real de fortalecermos a dignidade de ser Humano pois sabemos que, na realidade atual, os indivíduos quando muito podem alcançar será um lugar como operário em alguma empresa ou algum cargo numa instituição para desempenhar uma função pública.

Segundo Baudelaire,”… na criação, é a nossa dignidade que está em jogo”.

É tarefa do artista cultivar e promover relações entre ele e a sociedade para que esta perceba a necessidade interior de sensibilizar-se. É medida urgente pois caminhamos para a desintegração social sem precedentes na história humana. Segundo Joseph Beuys…” é tarefa nossa fazer, por todos os meios possíveis, com que as pessoas voltem a se interessar pelo “social”, a retomar o seu inato sentido de coletivismo”.

O Artista Educador

São raros os que sabem, de fato, a diferença de funções e valores entre o artista educador e o arte educador. E tudo se confunde como se fosse a mesma coisa.

Acontece que, salvo exceções, o arte educador, em geral relacionado ao professor de artes, a priori não tem o compromisso com o fazer artístico pois não cultiva a frequência de criar – produzir a obra de arte. Exclusivamente voltado para o ensino de arte, ele não tem como alcançar o domínio completo de seu processo criativo. E por se situar distante, sem muito envolvimento e familiaridade, pode-se questionar se tal processo existe!

O artista educador, ao contrário, por atuar seguidamente no campo da criação e estar totalmente envolvido com a obra de arte, tem chances de conhecer mais e melhor o seu processo criativo, tratando-se de que estamos falando de indiscutível mistério baseado no inconsciente. Por ter relação direta e contínuo envolvimento, pensando, fazendo, produzindo, e inclusive promovendo experiências com sua arte na área da educação, pode comprovar os infindáveis caminhos que existem e que afinal, não se reduzem apenas ao fato de mostrar com se faz, todavia, de conhecer realmente, de agir, de atuar, de promover e sobretudo de Ser. Isto, eu chamo viver a Arte, ser artista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com