TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discuta Com Seus Colegas E Com Seu Tutor, No Fórum, Sobre O Processo De Modernização Pelo Qual O País Passou Entre As décadas De 1930 E 1950 E Responda às Questões:

Artigo: Discuta Com Seus Colegas E Com Seu Tutor, No Fórum, Sobre O Processo De Modernização Pelo Qual O País Passou Entre As décadas De 1930 E 1950 E Responda às Questões:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  2.159 Visualizações

A década de 1930 foi marcada por grandes mudanças no Brasil, com a burguesia em alta com o setor industrial e com ela foram surgindo à necessidade de mão de obra qualificada e assim foi alevantando a importância da educação na época. Na constituição de 1934 coloca como dever do Estado ensino primário gratuito, e obrigatório para todos inclusive aos adultos, mais foi em 1940 que este ensino foi realmente implementado e consolidado, começa ali uma educação para jovens e adultos em um Brasil de maioria analfabeta.

Com a intensificação do capitalismo e do setor industrial em alta começa a necessidade de maior capacitação. A partir de 1945 surge a capacitação do trabalhador industrial. No final da década de 40 e inicio da década de 50 cerca de 55% da população brasileira maior de 18 anos eram analfabetos, assim a UNESCO organizou movimentos para programas nacionais para implantação de projetos educacionais para regiões mais atrasadas do Brasil onde o desenvolvimento da educação ainda era precário.

As características dos projetos educacionais naquela época foram que o Governo Federal resolveu diferenciar o trabalho manual, industrial e agrícola formando assim cursos profissionalizantes, assim pretendiam passar os custos aos industriais, mais em 1942 foi criado o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com