TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Breve Reflexão Sobre o Museu do Louvre

Por:   •  30/8/2016  •  Seminário  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Apresentação do tema

O museu como sendo espaço de produção e divulgação do conhecimento, carrega um si um fundamental reprodutor cultural da sociedade. Nele é guardado a memória de povo, fragmentado em cada obra produzida pela humanidade e de maneira crítica resume nossa história. Garantir que todos tenham acesso é uma missão que nossa atual sociedade tem encarado como um todo.

Neste trabalho temos como finalidade apresentar uma pesquisa temática do Museu de Louvre, com seus respectivos detalhamento, nos quesitos como história, contextualização, acervo histórico e artístico. Queremos explicitar desde sua origem, implicações e como é organizado as suas exposições atualmente. Utilizamos de fontes digitais, como o site oficial do museu de Louvre e outros artigos relacionados. E assim tentamos resumidamente fazer o leitor se familiarizar com o Museu de Louvre, quando o conhecimento de museus pode ser imprescindívio para nossa atuação profissional historiador e abranger nossa ciência cultural.

Breve Histórico

O museu de Louvre propriamente dito, foi inaugurado em 10 de agosto 1793, perpertuado há 223 anos, possuindo hoje um dos acervos mais rico e diversificado dos museus clássicos da Europa. Pra chegar como se forma esse acervo, primeiramente, vamos embrenhar-se na história da sua origem e posteriormente, situarmo-nos na contextualição resumida do cenário político e social da época. Espelhando assim as diversas manifestações artística que resultou no que é hoje o museu.

Certidão de Nascimento do é hoje museu de Louvres

Por volta de 1190, a França vivia um momento de intensas lutas por territórios, mediadas a grandes construções de muralhas, castelos ou forteficações, com intuito de proteção e gestos de autoridade soberanas pelo rei. Assim Felipe II, ergue o que foi intitulado de “Castelo do louvre” para proteção do Oeste da França. Construção essa feita quando este está prestes a ir para a Guerra dos cruzadas.

Esse edifício construído não servia como residência real, e sim como uma fortaleza de guarnição. Servindo com a missão de proteger,monitorar e como prisão nos limites de Paris. O resquícios dessa fortificação se encontra até hoje no subsolo do museu.  

De Castelo para o “Coração da cidade”

Os soberanos franceses retornaram da Guerra de cem anos e queriam ainda residir em Paris, pricipalmente perto do Vale do Loire e ocasiolmente visitam a capital. Assim o castelo de Louvre passa gradualmente a ter uma outra finalidade, que foi a concentração urbana e assim no século XIV, o rei Carlos V constroi um muro novo, deixando a fortificação dentro da cidade e assim perde-se sua função de defesa.

Francisco I, amplamente influenciado pelo movimento renascentista, no século XVI reforma a antiga fortaleza e constroi o palácio que seria a nova morada real. Ele acabava de retornar de uma guerra perdida e assim que recuperou o controle da capital, decidiu através de uma declaração oficial fazer sua residência principal . Este Convidou a vir à França os grandes artistas da Itália, como Leonardo da VinciRossoPrimaticcioBenvenuto CelliniAndrea del Sarto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com