TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização das Práticas das Tecnologias

Por:   •  22/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

        Muito se tem discutido recentemente acerca da utilização da tecnologia como recurso de auxílio ao aprimoramento das práticas pedagógicas. Tendo em vista o atual assunto, o presente trabalho tem como finalidade explanar o avanço das tecnologias, em especial as de informação e comunicação, em direção ao que tange a educação, e da apropriação dessas pelos profissionais na área do ensino, não só na dinamização da aprendizagem, mas como também no emprego desses meios como forma de acessibilidade a alunos com necessidades especiais.

        Ao discursar sobre o assunto proposto, é interessante ressaltar a importância do efetivo uso da tecnologia como método de ensino, desde o emprego da caneta até a utilização de vídeos, aplicativos e softwares, o que propicia um leque de inovações nas práticas pedagógicas, permitindo melhor absorção da matéria, maior aprofundamento do tema estudado e tornando a sala de aula mais dinâmica e interessante não só para o aluno, mas também para todo corpo docente. Além disso, podem-se encontrar excelentes ferramentas para auxiliar no trabalho com alunos com necessidades especiais, possibilitando um melhor aprendizado para esses, facilitando até na inclusão dos mesmos com a comunidade escolar.  

        Com o advento da tecnologia, as instituições de ensino estão passando por uma revolução no que diz respeito às metodologias aplicadas no processo educacional. Vive-se hoje a Sociedade da Informação, ou ainda, em Rede, que dá ênfase à cultura de aprendizagem. Neste cenário, ganha destaque também a modalidade de Educação a Distância (EAD) que se utiliza dos novos sistemas de comunicação para disseminar conhecimento através das mais distintas linguagens. Entender os elementos que compõe esta transformação é de vital importância para aprimorar os métodos de ensinar e aprender que podem transformar significativamente toda uma sociedade. Desta forma por que não unir o educador às novas tecnologias da comunicação e da informação com aulas mais interativas? Visando dinâmicas contextualizadas por meio de práticas pedagógicas que estimulem de maneira consciente o saber, a curiosidade e o aprendizado dos alunos.


2. OBJETIVO GERAL:

        Demonstrar como a tecnologia pode ser utilizada para aperfeiçoar as práticas educacionais.

2.1 Objetivos Específicos: 

  • Apresentar uma visão geral do modelo tradicional de educação e detalhar o processo de evolução pelo qual vem passando.
  • Dinamização da aprendizagem como forma de acessibilidade a alunos com necessidades especiais.
  • Demonstrar os recursos tecnológicos que poderão ser utilizados no âmbito da Educação a Distância.
  • Elaborar um estudo de caso de como a tecnologia mudou a forma de ensinar e aprender em determinado local.


3. METODOLOGIA 

        Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória “cujo objetivo é proporcionar maior familiaridade com o problema, com percorridas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses [...]”. GIL, 2002.

        No atual projeto serão usados artigos científicos, objetivando investigar como a tecnologia vem influenciando atualmente as redes de aprendizado, e os impactos gerados no âmbito da educação. O atual projeto está sendo promovido por alunos da UNOPAR, localizado na cidade de Muriaé-Mg.


4. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

4.1 Tecnologia

        Na atualidade vivemos em uma sociedade de constantes mudanças, onde o conhecimento é atualizado e reelaborado a todo instante, onde as escolas devem ser oportunidade de estratégias inovadoras que utilizam as mais diversas ferramentas tecnológicas disponíveis a fim de torná-lo capaz de atuar de maneira a resolver situações problema. As modernas tecnologias estão cada vez mais invadindo os muros das escolas e universidades, na rede pública de ensino, por exemplo, essa invasão se dá por meio das Políticas Públicas de Inclusão Digital, que prevê o repasse de computadores as escolas através de programas como o PROINFO em nível Federal e atualmente o Paraná Digital em nível Estadual, levando o professor a um novo desafio: como incorporá-las em sua prática pedagógica de forma significativa e não apenas como mais uma ferramenta para motivar a sua aula ou transmitir conteúdos? Desafio este, que está levando as escolas a equiparem-se com recursos tecnológicos e os professores a buscarem capacitação e aperfeiçoamento na área das tecnologias quanto ao uso pedagógico desses novos recursos de ensinar, informar e aprender. As escolas e universidades já dispõem de tecnologias como TV, vídeo, DVD, retroprojetores, projetor de multimídia e laboratórios que possuem conectividade à internet, porém “as tecnologias sozinhas não mudam a escola, mas trazem milhares de possibilidades de apoio ao professor e de inteiração do mesmo com os alunos, e entre os alunos”. (MORAN, MORAN, MASETO e BEHRENS, 2003, p. 14).

        “Conseguir alguns computadores é só o começo. Depois é preciso conectá-los à internet e desencadear um movimento interno de buscas e outro, de trocas. Cabe ao professor, no entanto, acreditar que se aprende fazendo e saindo da passividade da espera por cursos e por iniciativas da hierarquia administrativa”.  Fagundes, 1999.

        

Temos como base o grande avanço das tecnologias da informação e comunicação na atualidade, em que se percebeu a crescente busca pelo conhecimento junto às formações de redes sociais. Há estudos em que investigaram se os alunos estão utilizando as redes sociais para fins educativos e também se os professores que participam dessas redes colaboram para construção do conhecimento de indivíduos e se este fato contribui para um relacionamento mais eficaz entre professores e alunos. Os adolescentes apontam que o Orkut e o MSN foram as redes sociais mais acessadas e que o número de professores conectados aos alunos através de redes sociais ainda foram pequenos quando se comparado a evolução das tecnologias. (Francineide Alves Sales e Maria Lúcia Serafim, 2016).

Atualmente podemos perceber que a tecnologia visual ajudou muito como, por exemplo, em aplicativos de celulares que permitem estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com o ritmo do aluno. O YouTube trás a popularização dos vídeos, site que abre espaço para que educadores compartilhem conteúdos que vão ajudar as pessoas a memorizarem melhor uma aula por exemplo, em 2004 os americanos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin criam a rede social na Universidade de Harvard: O Facebook.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com