TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO GERAL CRÍTICA Inconveniente verdade

Projeto de pesquisa: VISÃO GERAL CRÍTICA Inconveniente verdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

RESENHA CRÍTICA

GORE,Al. Uma verdade inconveniente. Dirigido por Davis Guggenheim. Produzido por Lawrence Bender. EUA,2006. Vídeo com duração de 100 minutos. Acesso em junho de 2012.

“Cada um de nós é uma causa de aquecimento global; mas cada um de nós pode se

tornar parte da solução - em nossas decisões sobre o produto que compramos, a eletricidade

que usamos, o carro que dirigimos, o nosso estilo de vida. Podemos até fazer opções que

reduzam a zero as nossas emissões de carbono.” (Al Gore)

Resumo

No presente documentário, o autor relata sobre a evolução da sociedade, o aquecimento global decorrente das mudanças climáticas e ações antrópicas e suas consequências ao meio ambiente, apresentando uma análise dos mitos e equívocos existentes em torno do tema, expondo de forma clara e fundamentada em estatísticas a real situação da camada atmosférica, ou melhor, do próprio planeta terra e também possíveis saídas para que o mesmo não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas ,utilizando como base os estudos e as propostas científicas apresentadas em slides show nos ciclos de palestras.

Palavras-chave: Evolução, Aquecimento global, Estatísticas, Ações e Terra.

O autor Albert Arnold Gore Júnior, nasceu no dia 31 de Março de 1948 em Washington. É um politico estadunidense e um ativista ecológico. Foi vice-presidente durante a administração de Bill Clinton ( de20 de Janeiro de 1993 até 20 de Janeiro de 2001), pelo partido democrata. No ano 2000 concorreu à presidência dos Estados Unidos, mas perdeu para George W. Bush. Seis anos após a derrota, lança “Uma Verdade Inconveniente”, que rendeu-lhe o Oscar de melhor documentário de 2007. Ganhou o prêmio ECO em 2006 no Brasil e escreveu dois livros: A terra em balanço (Ecologia e o Espírito Humano – 1993) e Uma Verdade Inconveniente – 2006. Em 6 de junho de 2007 recebeu o Prêmio Nobel da Paz e no mesmo ano o Premio Príncipe de Asturias de La Concordia, que honrou sua "decisiva contribuição para o progresso na solução dos graves problemas da mudança climática".

O autor inicia seu filme-palestra direcionado ao auditório e apresenta uma análise estrutural do planeta Terra, durante a missão Apolo 17 e em seguida demostra a importância da atmosfera, salientando que quanto maior for a emissão de dióxido de carbono ,eleva-se a espessura da camada atmosférica, ocasionando a retenção de raios na mesma, fazendo mais calor, ocasionando o aquecimento global e várias consequências: Degelo das calotas polares, subida do nível médio das águas do mar e à alteração da temperatura da água em todo o planeta. Em outras palavras, o autor evidencia que o aquecimento global é uma consequência da intensificação dos chamados gases do efeito estufa, dentre eles o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso,trazendo consequências ao meio ambiente e para facilitar a compreensão usou um pequeno curta de Matt Groening, criador dos Simpson. Ele consegue explicar o problema de forma clara e simples, usando citações de Mark Twain e Upton Sinclair e emprega gráficos com mapas de estatísticas atmosféricas sobre milhões de anos lado a lado com fotografias da Patagônia, do Kilimanjaro, dos Alpes e da Antártida, entre outros locais, para revelar o impacto produzido pelo homem durante anos no meio ambiente. Chega a mostrar a diferença do que foi noticiado pelos veículos de mídia norte-americanos e os cientistas sobre as causas do Furacão Katrina. Fica evidente que o lobby protagonizado por certos grupos poderosos influencia os meios de comunicação.

Diante da temática abordada sobre aquecimento global surge uma indagação: Seria apenas os gases do efeito estufa um dos maiores vilões do aquecimento global?

Segundo a ativista holandesa Marianne Thieme,em seu documentário Uma verdade mais que inconveniente, a pecuária é mais impactante em relação as mudanças climáticas que estão castigando o mundo. Tal argumento se faz na seguinte afirmação: “18% das emissões de gases no mundo, são causados pela pecuária, animais da fazenda(..)Todos os carros,tratores,caminhões ,navios e aviões do mundo emitem menos gases do efeito estufa que a pecuária”.

A deputada demonstrou também que a produção de metano, um gás –estufa é muito mais poderoso que o gás carbônico, além de abordar diversos fatores relativos à crueldade nas fazendas-fábrica, principalmente a debicagem de aves e o confinamento intensivo dos animais.

Ao decorrer da narrativa, Al Gore vai alternando situações de sua própria vida dentre elas , a história do professor Roger Revelle,o introdutor da mediação de dióxido de carbono na atmosfera, a coexistência do falecimento de sua irmã e a plantação de fumo da família e a quase morte do filho. Esta última incentivou- lhe a viajar e entender melhor os problemas da terra e refletir sobre o futuro das próximas gerações. Através dessas tragédias pessoais, o filme ganha um lado humano e dai surge uma indagação: Problemas ambientais poderiam ser evitados, se aplicássemos uma série de mudanças em nossos hábitos diários?

Outros dois pontos interessantes são apresentados no filme-palestra : a falta de água no planeta e o crescimento populacional . O primeiro está associado ao fato de que dentro de 40 anos as pessoas enfrentarão sua escassez ,uma vez que este elemento universal potável é oriundo dos sistemas de rios e fontes que são alimentados por mais da metade do derretimento das geleiras. O segundo é relevante a evolução social, enquanto contribuinte para as mudanças climáticas ocorridas em todo o mundo. “Em 50 anos a população aumentara de 2,3 bilhões (1945) para 6,4 bilhões (2005) e a previsão para o ano de 250 e de 9,1 bilhões. Desta forma a demanda por alimento, água e até mesmo recursos vulneráveis vem aumentando cada vez mais”.(AL GORE)

Abrangendo o contexto tecnológico, o documentário chama a atenção para os avanços tecnológicos que um lado nos trouxe progressos na medicina, mas por outro lado veio a contribuir na devastação da natureza. O autor afirma que devemos sempre separar a realidade da ficção, pois as informações acerca da destruição do planeta são precisas e baseadas na ciência, e de alguma forma nós como seres humanos independente de qual país habitamos, devemos tanto a tomar as devidas providências, pois somos agentes ativos e passivos desta situação.

Para Al Gore todos nos somos responsáveis pelas mudanças do clima, uma vez que o ser humano, esta enchendo a atmosfera de poluição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com